"É CLARO QUE, COMO TODO ESCRITOR, TENHO A TENTAÇÃO DE USAR TERMOS SUCULENTOS: CONHEÇO ADJETIVOS ESPLENDOROSOS, CARNUDOS SUBSTANTIVOS E VERBOS TÃO ESGUIOS QUE ATRAVESSAM AGUDOS O AR EM VIAS DE AÇÃO, JÁ QUE A PALAVRA É AÇÃO, CONCORDAIS?" CLARICE LISPECTOR - "A HORA DA ESTRELA"
quinta-feira, dezembro 05, 2013
Islamitas executam jornalista iraquiano no norte da Síria
http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/islamitas-executam-jornalista-iraquiano-no-norte-da-siria?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter&utm_campaign=Feed%3A+ExameMundo+%28EXAME+Mundo%29
Beirute - O jornalista iraquiano Yasser Faiçal al-Jumeili foi executado ontem por islamitas na província de Idlib, no norte da Síria, informou nesta quinta-feira à Agência Efe o diretor do Observatório Sírio de Direitos Humanos, Rami Abderrahman.
A organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) confirmou em comunicado a execução de Al-Jumeili.
"A RSF condena categoricamente a execução ontem do jornalista freelancer iraquiano Yasser Faiçal al-Jumeili no norte da Síria", disse.
Em comunicado, a ONG destacou que é o primeiro jornalista estrangeiro assassinado por um grupo armado da oposição nas zonas tomadas pelos rebeldes no norte da Síria.
Segundo RSF, Al-Jumeili estava havia dez dias no país árabe, onde preparava uma reportagem. O texto afirma que várias fontes apontam que o comunicador foi sequestrado ontem pelo Estado Islâmico do Iraque e do Levante (Síria), vinculado à Al Qaeda em Idlib, que o assassinou.
A ONG destaca que atualmente o corpo está na Turquia. Al-Jumeili tinha 32 anos e colaborava com frequência com o canal catariano "Al Jazeera" em inglês e com a agência "Reuters".
A RSF lembrou que o iraquiano é o vigésimo trabalhador de um veículo de comunicação que morreu em território sírio desde o início do conflito em março de 2011 e o oitavo estrangeiro.
Atualmente, há 22 jornalistas sírios sequestrados e outros 40 detidos, enquanto o número de repórteres estrangeiros detidos ou desaparecidos na Síria subiu para 18.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário