A zumbizada deu show, na madrugada de
domingo.
Não me refiro, é claro, aos mortos-vivos
fajutos de Walking Dead nem às
sinistras criaturas que fizeram de Guerra
Mundial Z um filmaço indo e voltando.
Falo daqueles bravos e ousados que, às
3h, praticamente enraizaram-se na frente da tevê para assistir a um bom Grande
Prêmio da Coreia do Sul.
Não foi uma etapa monótona, como
Cingapura. Certo, Sebastian Vettel venceu a quarta prova seguida, sendo apenas
incomodado pela Lotus de Romain Grosjean (que chegaria em terceiro) apenas
quando duas trapalhadas possibilitaram a entrada do carro de segurança. Mas,
por assim dizer, nas posições intermediárias o bicho pegou.
Em alguns momentos da prova, a Fórmula 1
lembrou a Indy, com até quatro carros na luta por posições. Podia ser assim a
temporada toda e não em circuitos que incentivam o piloto a partir para cima.
Com os carros mais ou menos em igualdade de condições, houve ultrapassagens
bacanas, acidentes dignos de nota pelo absurdo e exageros de quem comanda o
circo nos bastidores. Ou seja, a zumbizada gostou do que viu.
Felipe Massa mostrou que não tem mais
condições de pilotar uma Ferrari. Por seus próprios (de)méritos, rodou sozinho
logo depois da largada, foi parar nas últimas posições e se contentou em fazer
uma corrida de recuperação. Isso é pouco para quem um dia quase foi campeão.
Espero que na Lotus – se esse for mesmo seu caminho – ele reencontre o caminho
das vitórias e volte a se divertir com o que faz.
Demorou, mas a questão dos pneus voltou
ao centro das atenções, em Yeongam. Quando o dianteiro direito de uma das
McLarens explodiu, pensei de imediato que esse pessoal da Pirelli tem muita
sorte de ninguém, entre pilotos e plateia, sair ileso. Que tal a Michelin
voltar à Fórmula 1, hein? Acho que já passou da hora. Antes que o pior
aconteça.
Aos excessos. O de rádio, por exemplo. Quem
adora isso é o Luciano Burti, da Globo, o “tradutor oficial” das comunicações
entre pilotos e equipes durante a corrida. Estão demais! Em muitos momentos,
não querem dizer rigorosamente nada. Nas últimas voltas, apenas para não ter
que ficar de boca fechada, o engenheiro de Vettel lhe dizia apenas para “tomar
cuidado” com o consumo dos pneus. Um pedido que o futuro tetracampeão ignorou
solenemente, com inúmeras voltas mais rápidas.
Tolice maior só a dos “big brothers”
incumbidos de monitorar a corrida e punir eventuais lambanças. Todos sabem que
a segurança deve estar no topo da lista de prioridades. A punição de 10
posições a Mark Webber foi exemplar. Agora, advertir um piloto que está lutando
por posição e precisa dividir uma curva de maneira mais contundente é exagero
total.
E é isso. Parabéns à zumbizada pela
prova de resistência ao sono. Agora, é aguardar o Grande Prêmio do Japão,
semana que vem. Também no mesmo horário. Acho que Vettel levará o tetra nessa
corrida.
Para colocar seu nome entre os gigantes
Juan Manuel Fangio e Michael Schumacher. Uma conquista e tanto para o atual
gênio da categoria.
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