domingo, outubro 06, 2013

MADRUGADA DOS VIVOS

A zumbizada deu show, na madrugada de domingo.
Não me refiro, é claro, aos mortos-vivos fajutos de Walking Dead nem às sinistras criaturas que fizeram de Guerra Mundial Z um filmaço indo e voltando.
Falo daqueles bravos e ousados que, às 3h, praticamente enraizaram-se na frente da tevê para assistir a um bom Grande Prêmio da Coreia do Sul.
Não foi uma etapa monótona, como Cingapura. Certo, Sebastian Vettel venceu a quarta prova seguida, sendo apenas incomodado pela Lotus de Romain Grosjean (que chegaria em terceiro) apenas quando duas trapalhadas possibilitaram a entrada do carro de segurança. Mas, por assim dizer, nas posições intermediárias o bicho pegou.
Em alguns momentos da prova, a Fórmula 1 lembrou a Indy, com até quatro carros na luta por posições. Podia ser assim a temporada toda e não em circuitos que incentivam o piloto a partir para cima. Com os carros mais ou menos em igualdade de condições, houve ultrapassagens bacanas, acidentes dignos de nota pelo absurdo e exageros de quem comanda o circo nos bastidores. Ou seja, a zumbizada gostou do que viu.
Felipe Massa mostrou que não tem mais condições de pilotar uma Ferrari. Por seus próprios (de)méritos, rodou sozinho logo depois da largada, foi parar nas últimas posições e se contentou em fazer uma corrida de recuperação. Isso é pouco para quem um dia quase foi campeão. Espero que na Lotus – se esse for mesmo seu caminho – ele reencontre o caminho das vitórias e volte a se divertir com o que faz.
Demorou, mas a questão dos pneus voltou ao centro das atenções, em Yeongam. Quando o dianteiro direito de uma das McLarens explodiu, pensei de imediato que esse pessoal da Pirelli tem muita sorte de ninguém, entre pilotos e plateia, sair ileso. Que tal a Michelin voltar à Fórmula 1, hein? Acho que já passou da hora. Antes que o pior aconteça.
Aos excessos. O de rádio, por exemplo. Quem adora isso é o Luciano Burti, da Globo, o “tradutor oficial” das comunicações entre pilotos e equipes durante a corrida. Estão demais! Em muitos momentos, não querem dizer rigorosamente nada. Nas últimas voltas, apenas para não ter que ficar de boca fechada, o engenheiro de Vettel lhe dizia apenas para “tomar cuidado” com o consumo dos pneus. Um pedido que o futuro tetracampeão ignorou solenemente, com inúmeras voltas mais rápidas.
Tolice maior só a dos “big brothers” incumbidos de monitorar a corrida e punir eventuais lambanças. Todos sabem que a segurança deve estar no topo da lista de prioridades. A punição de 10 posições a Mark Webber foi exemplar. Agora, advertir um piloto que está lutando por posição e precisa dividir uma curva de maneira mais contundente é exagero total.
E é isso. Parabéns à zumbizada pela prova de resistência ao sono. Agora, é aguardar o Grande Prêmio do Japão, semana que vem. Também no mesmo horário. Acho que Vettel levará o tetra nessa corrida.
Para colocar seu nome entre os gigantes Juan Manuel Fangio e Michael Schumacher. Uma conquista e tanto para o atual gênio da categoria.


Nenhum comentário: