quarta-feira, março 28, 2012

EDMUNDO, O GIGANTE DA COLINA


As equipes deVasco da Gama e Barcelona do Equador que, no dia 26 de agosto de 1998, pisaram no gramado do Estádio Monumental Isidro Romero Carbo Guayaquil, eram os seguintes:
BARCELONA: Cevallos; Gómez, Noriega (Aires, a 1 min do do 2°), Montanero, Quiñónez e George; Carabali, Morales e De Avila; Asencio e Delgado. O técnico era Ruben Insúa. Figuravam no banco: Valencia, Montaño, Capurro, Yanes, Rosero e Riveras.
VASCO DA GAMA: Carlos Germano; Vágner, Odvan, Mauro Galvão e Felipe; Luizinho (Vítor, aos 43 min do 2° tempo), Nasa, Juninho e Pedrinho (Ramon, aos 29 min do 2° tempo); Donizete e Luizão (Alex, aos 37 do 2° tempo). O técnico era Antônio Lopes. O banco: 12-Márcio, 17-Nélson, 18-Válber e 21-Mauricinho.

Nesse dia, o Vasco conquistou sua primeira Libertadores da América. Venceu a primeira partida, em São Januário, por 2 x 0, e no segundo jogo bateu os equatorianos por 2 x 1.
Uma conquista sensacional, mas que não contou com a presença do homem que foi um dos principais responsáveis, no ano anterior, por ter garantido a participação vascaína no torneio continental.

Edmundo Alves de Souza Neto foi o melhor jogador do Campeonato Brasileiro de 1997 e o maestro do título nacional do Vasco, naquele ano. Que torcedor do Trem-Bala, que assistiu ao jogo naquela quarta-feira, esquece o drible que tirou de combate dois zagueiros do Flamengo e bateu cruzado para fazer o gol mais bonito de sua carreira?

Ele se envolveu em muitas confusões. Provocou a morte de uma jovem inocente em um acidente de trânsito. Envolveu-se em muitas brigas  no gramado e fora das quatro linhas. Um biógrafo, daqui a alguns anos, terá um prato cheio para relatar às gerações do amanhã tantas desventuras desse personagem, que hoje à noite, em São Januário, terá enfim a despedida que tanto fez por merecer - enquanto brilhou nos gramados, levando não só o Vasco, mas também o Palmeiras, a tamanhas conquistas.

Que a torcida nas arquibancadas de São Januário grite a plenos pulmões: "Ah, é Edmundo!!!".


Nenhum comentário: