terça-feira, dezembro 10, 2013

Beyoncé

http://www1.folha.uol.com.br/colunas/antonioprata/2013/12/1382441-beyonce.shtml

Até o ano passado, eu era garçom num quilo, ali na Brigadeiro, mas o dono aposentou e voltou pra Uruguaiana. Eu tava há seis meses sem trabalho, devia dois paus e 700 pro meu cunhado, meu nome indo pro Serasa já, e ainda tinha problema de pressão. Aí, 13 de março desse ano, eu chego no bar do Ademir, cinco, seis horas da tarde, o Ademir, "Ô, Rui, cê já viu o papa argentino?".
Tinham coroado o Francisco naquele dia. Anunciado, isso, mas eu não sabia, eu tava numa entrevista de emprego. Ele, "Pô, se cê não tivesse aqui, agora, eu jurava que era você no Vaticano!". Falei "Sai fora, Ademir! Papa argentino?! Eu, hein?". Pedi uma cerveja -que naquela época eu ainda bebia em público-, sentei numa mesa e esqueci. Beleza.
Daí, mais tarde eu chego em casa, dez, 11 horas, vem a Luci correndo lá de dentro e já vai me puxando: "Rui, Rui, vem ver, vem ver você na televisão!". Pra falar a verdade, eu nem achei assim tão parecido, mas o pessoal comentou, até a minha filha, "Pai, pai, não acredito!" e tal, e eu acabei aceitando. Tem a careca, né? A orelha...
Foi a Luci que deu a ideia, "Rui, cê fica aí procurando emprego de garçom, mas esse negócio de sósia parece que dá dinheiro, viu?". Eu, "Tá doida, Luci? Nunca fiz isso", e ela, "Que que tem?! É só vestir uma bata, fazer sinal da cruz e ficar acenando pro povo!". Sabe como é mulher, né?
Pegou mais 250 com meu cunhado e mandou uma vizinha fazer a roupa. Depois, falou assim que eu precisava de um agente, que sem esse negócio de agente a coisa não vira e me deu o telefone do Marcello Perotti, que uma amiga dela tinha visto na Rede TV!, com dois Elvis. Elvis, Raul, Ronaldo, Silvio, os bonzão mesmo são tudo lá da agência.
O Marcello disse que eu tinha tirado a sorte grande, que sósia de papa é firmeza: papa não sai de moda, não fica mudando o cabelo, não engorda, não faz plástica, redução de estômago, então, já viu.
Da Luci ter a ideia até eu tá no Jô, foi o que? Um mês? Nem isso. Dei autógrafo pro Tomate. A Renata Vasconcellos disse meu nome no "Bom Dia Brasil", ao vivo. A Sabrina Sato me deu um beijo na testa. Se a pessoa, vamos dizer, se a pessoa não tem um psicológico forte, ela se perde.
Lá no Ademir era todo mundo oferecendo cerveja de graça e eu só recusando, porque sósia de papa, né? Na rua a mulherada dando mole. Eu sei que não é comigo, é com o Francisco. Ele é muito querido. Mas a carne é fraca, rapaz, ele é papa, eu não. Complicado. Uma hora...
Que que eu vou te dizer? Você viu a foto. Se quiser escrever aí no seu jornal, "Sósia do papa flagrado em motel com sósia da Beyoncé", eu não tenho como negar. Mas pra você vai ser só uma matéria. Isso, uma crônica. O pessoal vai rir, vai achar engraçado.
Já pra mim, parceiro, vai acabar com a minha vida. Tô rico? Não tô, mas tô empregado, quitei a dívida com o meu cunhado, tô ajudando a minha filha a pagar a faculdade, vou entrar de sócio num quilo junto com o Ademir, até a pressão melhorou. Sem falar que eu amo a Luci e meu negócio com a Beyoncé foi só aquela noite, mesmo.
Pronto. Queria que você me ouvisse. Ouviu. Agora faz aí o que a sua consciência mandar.
antonio prata
Antonio Prata é escritor. Publicou livros de contos e crônicas, entre eles "Meio Intelectual, Meio de Esquerda" (editora 34). Escreve aos domingos na versão impressa de "Cotidiano".

Nenhum comentário: