sexta-feira, outubro 24, 2008

Debate esquenta reta final da campanha em São Luís


SÃO LUÍS - O debate entre os dois candidatos a prefeito marcou a reta final da campanha em São Luís. João Castelo (PSDB) e Flávio DIno (PCdoB) estiveram frente a frente, nesta sexta-feira à noite, no estúdio da TV Mirante. O debate foi mediado pelo jornalista Tonico Ferreira, da Rede Globo de Televisão.
Primeiro bloco
O primeiro bloco do debate entre os dois candidatos a prefeito de São Luís foi marcado pela troca de acusações entreFlávio Dino (PC do B) e João Castelo (PSDB).
Por sorteio, João Castelo iniciou o embate perguntando a Flávio Dino sobre a área social (Bolsa Família). Segundo o candidato do PC do B, o partido sempre apoiou o programa do governo federal. "Ao contrário do seu partido, nós sempre apoiamos o programa", disse. João Castelo respondeu, afirmando que também éfavorável ao Bolsa Família".
Na sua primeira pergunta, Flávio Dino indagou João Castelo sobre o modelo de administração que o candidato do PSDB pretende seguir, fazendo alusão à EMAP, recentemente administrada por João Castelo: "A Emap estava deteriorada, nós sanamos os problemas". O candidato do PC do B replicou, dizendo que Castelo praticou nepotismo e compras sem licitação: "Você empregou várias pessoas quando administrou a Emap".
Na sua última pergunta do primeiro bloco, João Castelo questionou Flávio Dino sobre as propostas para a área da educação. Flávio respondeu: "Vamos melhorar e adaptar as escolas e, ao contrário do senhor (João Castelo), entendo que escola é lugar de aprendizado e não para alimentação." Castelo rebateu, dizendo que pretende melhorar a alimentação nas escolas para estimular as crianças.
No fim do bloco, Flávio perguntou para Castelo se ele acreditava que era importante um candidato possuir ficha limpa. O candidato do PSDB disse que era importante e Flávio Dino replicou criticando o candidato do PSDB: "O senhor responde por vários processos na Justiça".
Segundo bloco
Educação, saúde, limpeza pública, trânsito, foram os temas sorteados pelo mediador Tonico Ferreira para o segundo bloco do Debate.
O primeiro a perguntar foi o candidato Flávio Dino (PCdoB), que questionou o adversário sobre as propostas que ele tem para a Educação. Castelo reforçou as propostas apresentadas no horário eleitoral, entre elas as de oferecer leite, fardamento completo e aulas de reforço para os estudantes e capacitação para os professores. Afirmou também que fará uma escola em cada bairro. Flávio Dino retrucou afirmando que o adversário estaria confundido ‘escola com restaurante’.
A prática do nepotismo também foi lembrada pelos candidatos. Flávio Dino acusou o candidato João Castelo de ter empregado vários parentes na Empresa Maranhense de Administração Portuária – Emap quando foi presidente. Castelo devolveu a acusação afirmando que Dino teria emplacado o irmão como secretário de governo na administração de José Reinaldo. Outro tema polêmico e que gerou troca de acusações entre os candidatos foram os pedidos de impugnação da candidatura do Tucano. Castelo afirmou que Dino teria impugnado sua candidatura, o que foi contestado pelo Comunista. ‘Quem impugnou sua candidatura foi Raimundo Cutrim e Clodomir Paz’.
Ao falar sobre o tema Saúde, os dois candidatos afirmaram que vão construir hospitais e expandir a rede municipal de saúde. A polêmica nesse tema foi com relação à paternidade do hospital Socorrão I. Castelo afirma que foi ele quem construiu o hospital. ‘Esse hospital foi construído por mim há 28 anos e até hoje é o principal hospital de urgência e emergência de São Luís’. Dino afirmou que o Socorrão I foi construído pela Cruz Vermelha. ‘O Socorrão I foi construído pela Cruz Vermelha e até onde eu sei o senhor nunca integrou essa entidade’.
Ao falar sobre limpeza pública, os dois colocaram a importância de implantar a coleta seletiva do lixo, programas de reciclagem que gerem emprego e renda.
Sobre o trânsito, os candidatos afirmaram que vão investir em novas avenidas para desafogar o trânsito e melhorar o transporte coletivo.
Terceiro bloco
O terceiro bloco do embate seguiu o tom dos anteriores: os candidatos comentavam sobre as propostas e criticavam o adversário. O saneamento básico foi o tema da pergunta inicial do candidato João Castelo para Flávio Dino. O candidato do PCdoB afirmou: "Iremos acabar com o esgoto a céu aberto, iremos cobrar a ação da Caema e também fazermos o PAC São Luís". Castelo replicou: "Vamos dialogar com a Caema e trabalharmos de forma conjunta. Vamos implantar redes de esgoto em toda a cidade". Outro ponto destacado foi a refinaria. Flávio Dino perguntou quais as propostas de João Castelo para ela. O candidato do PSDB falou que pretende estimular a qualificação dos trabalhadores. Flávio replicou: "Iremos dar condições para que a refinaria se instale. Vamos também trabalhar para qualificar os trabalhadores".
Quarto bloco
No quarto bloco do debate, foram abordados pelos candidatos os temas segurança pública, habitação, emprego e renda e o funcionalismo público.
O bloco começou polêmico. Flávio Dino perguntou sobre a proposta feita pelo adversário de tirar a Guarda Municipal do trânsito de São Luís. Castelo afirmou que vai retirar a Guarda Municipal do trânsito para colocar na porta das escolas. ‘Os estudantes precisam de segurança na porta das escolas. Nós vamos retirar a Guarda das ruas e deixar o pessoal especializado cuidando disso’.
Dino rebateu afirmando que o tucano desconhecia o papel da Guarda Municipal. "A Guarda Municipal não cuida do trânsito, essa não é a sua função. Nós vamos reforçar a Guarda". Quando o tema foi habitação, os dois candidatos aproveitaram a oportunidade para falar sobre suas propostas para a área. Os dois prometeram construir mais habitações e melhorar as que já existem. "Vamos continuar a fazer o que já está sendo feito às margens do Rio Anil, que é melhorar as condições de moradia com o apoio do Governo Lula", afirmou Flávio Dino. "Nós vamos implantar o ‘Palafita Zero’. Ele será uma grande obra do meu governo", afirmou Castelo.
Mas a grande polêmica desse bloco do debate ficou por conta do tema emprego e renda. Flávio acusou Castelo de defender a oferta de empregos, mas de não ter isso como prática política. "O senhor diz que vai oferecer mais emprego. No entanto, demitiu os funcionários das suas empresas e até hoje muitos trabalhadores nunca receberam o dinheiro das indenizações", atacou Dino.
Castelo se defendeu garantindo que vai apresentar provas de que não deve a nenhum funcionário. "Eu vou mostrar que não tenho nenhum processo na Justiça do Trabalho. Vou entregar essas certidões para a imprensa tomar conhecimento", garantiu Castelo. O último tema do quarto bloco foi o funcionalismo público. Os dois candidatos afirmaram que vão fazer concursos públicos e garantir melhores condições de trabalho.
Quinto bloco
No último bloco, os candidatos tiveram dois minutos para fazer suas considerações finais. Por sorteio, João Castelo foi o primeiro a falar. Agradeceu a familiares, companheiros de partido, militantes e disse: "Quero ser prefeito porque amo essa cidade. Quero estimular o turismo, acabar com o esgoto a céu aberto e fazer a alegria desse povo". Já Flávio Dino também agradecedeu a todos que participaram da campanha e acreditaram na candidatura e finalizou: "Não vou desperdiçar essa chance, não vou decepcionar, quero novamente agradecer, este é um momento inesquecível".

Imirante

Nenhum comentário: