sexta-feira, maio 15, 2009

Ronaldo almeja Copa para prolongar carreira, mas detona chefão da CBF

Do UOL Esporte
Em São Paulo

O atacante Ronaldo, do Corinthians, já admite a possibilidade de encerrar a carreira no final deste ano, mas vê uma possível ida para a Copa do Mundo de 2010 como uma chance de prolongar sua permanência nos gramados. Nesta sexta-feira, em sabatina promovida pelo jornal Folha de S. Paulo, ele explicou que a oportunidade de jogar mais um Mundial poderá definir o que fará da carreira no final de 2009, quando termina seu contrato com o Corinthians.

"Uma chance de jogar a Copa pode prolongar minha carreira. Seria maravilhoso terminar a carreira na Copa, mas não quero botar pressão", definiu o jogador, que porém não fez questão nenhuma de fazer lobby ou elogiar os comandantes da CBF. Muito pelo contrário. Ronaldo foi bastante crítico em relação ao presidente da entidade, Ricardo Teixeira, e disse que o dirigente mostrou ter "duplo caráter".

O descontentamento de Ronaldo com o mandatário da CBF foi gerado pela postura de Teixeira após o Mundial de 2006, quando apontou os jogadores como responsáveis pela queda da seleção nas quartas de final para a França. "Só estranhei que até 2006 a gente tinha um ótimo relacionamento, e após 2006 este relacionamento acabou sem eu saber o porquê e sem ninguém me dizer diretamente o que eu fiz para ele deixar de gostar de mim", disse.

De forma contida, o atacante tentou evitar se prolongar, porém em seguida desabafou. "Não me importa ter um relacionamento com quem mostra ter duplo caráter. É muito fácil na hora que ganha, estar ali e levantar troféu, ser campeão com os jogadores. Na hora que perde, é fácil também você pegar e apontar alguém para Cristo e crucificar esta pessoa", afirmou.

Ao mesmo tempo em que criticou Teixeira, Ronaldo evitou fazer campanha para seu retorno à seleção brasileira, reconhecendo que ainda não se sente pronto para atuar sob o comando de Dunga. "Não tenho condição de ir para a seleção brasileira agora. Estou buscando a melhor condição ainda", definiu o jogador, que passou a ter o nome pedido para a seleção após o retorno para o Corinthians, clube pelo qual marcou dez gols em 14 partidas disputadas e ajudou o time a conquistar o título do Campeonato Paulista.

O atleta explicou que ainda busca o melhor condicionamento e, para isso, precisa evitar a sequência de dois jogos por semana. "Estou melhorando a cada dia, a cada treino, ainda mais com esta sequência de jogos que tive. A gente está administrando melhor, treinando mais, e jogando uma vez por semana consigo evoluir com minha forma física", disse.

Tranquilo, Ronaldo explicou que ainda tem objetivos traçados para a seleção brasileira (como disputar sua quinta Copa do Mundo, já que participou das edições de 1994, 1998, 2002 e 2006), mas não quer saber de pressão sobre o técnico da seleção. A próxima convocação de Dunga será feita na próxima quinta-feira para os jogos das eliminatórias contra Uruguai e Paraguai, e também para a Copa das Confederações.

Além do mandatário da CBF, Ronaldo ainda aproveitou para cutucar companheiros de seleção, que disseram ter se abalado com a convulsão sofrida pelo atacante horas antes da final da Copa de 1998. "Vi companheiros meus falando que aquilo mexeu com o elenco. É uma bobagem. Se tivesse risco, eu seria o primeiro a sair fora", criticou o jogador, que lamentou ter sido novamente o culpado pelo revés por 3 a 0 para a França. "No Brasil fiquei como amarelão na época", admitiu.

Se optou por criticar Teixeira e alguns jogadores, o atacante desmentiu que tenha tido problemas de relacionamento com Rodrigo Paiva, seu ex-assessor e atualmente assesor de imprensa da CBF. Ronaldo também destacou o bom relacionamento que teve com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, após as críticas que sofreu do político antes do Mundial de 2006.

Na sabatina, Ronaldo também expôs que já está se preparando para a despedida dos gramados. Ele tem contrato com o Corinthians até o fim do ano e disse que definirá o seu futuro em conversa com a família no término da temporada. "Estou começando a sofrer com essa ideia, essa preparação para deixar o futebol vai ser dura. Mas em seguida a esta decisão, vou ficar um bom tempo não fazendo nada, uns dois anos só relaxando, com água de coco na praia descansando", disse.

O Fenômeno reafirmou sua paixão pelo Flamengo, mas garantiu que não pensará no clube de coração quando o Corinthians enfrentar o time carioca no Campeonato Brasileiro. Ao ser questionado sobre os outros times que defendeu (já que atuou pelos rivais Real Madrid e Barcelona, e Inter e Milan), o atacante revelou o sofrimento que passou ao deixar a Internazionale.

"Minha história na Inter foi maravilhosa, mas com fim trágico. Tive uma confusão tremenda e no dia que fui embora, fui embora de camburão, com as pessoas tacando pau, e aquilo me assustou bastante", lamentou o jogador, que deixou o clube de Milão para acertar um contrato milionário com o Real Madrid, clube este que tem a preferência de Ronaldo na Espanha. Na Itália, o atacante evitou divulgar sua predileção.

Um comentário:

Renata Ribeiro disse...

eii Ney, te vi outro dia na TV...
numa reportagem de aniversário do jornal O Estado = )
lá estava Ney, trabalhando no computadorzinhoo = )
nada de ufma nos seus planos ?

bjinhoo