quarta-feira, agosto 12, 2009

Monstros do metal nutrem nova safra de histórias em quadrinhos

Página da HQ chinesa 'Melodia infernal'
(Foto: Reprodução)


Guitarrista do Anthrax e Cannibal Corpse flertam com o gênero.Invasão metaleira atingiu até a China, com a HQ 'Melodia infernal'.

Amauri Stamboroski Jr.
Do G1, em São Paulo

Já se foi o tempo em que a relação entre histórias em quadrinhos e metal ia pouco além do título da revista “Heavy metal”, famosa antologia de ficção e fantasia da década de 70 . Hoje, a parceria entre os gêneros vem sendo abraçada pela próprias bandas e já chegou até a China.

Recém-lançado no Brasil, em duas partes, o manhua (quadrinho chinês) “Melodia infernal” mostra a busca de um grupo chamado Third Man por um guitarrista-solo. Se a situação é soa como clichê para qualquer roqueiro que já teve uma banda, ela ganha novos tons graças ao cenário onde a história se passa: o limbo entre o mundo dos vivos e o paraíso (ou inferno), em que as almas permancem enquanto aguardam o julgamento final.

“Melodia infernal” é repleto de referências pop, incluindo um autógrafo de John Lennon dado em 1964 e participações especiais do bluesman Keb’ Mo’ (na pele do recém-falecido K. K. Mobe) e de Al Pacino (dando rosto para o Rei dos Infernos).

Além da divertida trama, em que os membros do Third Man seguem até o mundo real em busca de seu quarto integrante, o volume conta com um posfácio assinado pelo quadrinista e luthier (construtor e restaurador de instrumentos de corda) paulistano Marcatti, que descreve os instrumentos usados na HQ.

Anthrax encontra Lobo

Lançado no Brasil pela Conrad, o manhua é mais um exemplo da recente onda de quadrinhos metaleiros – linhagem que descende do Kiss, que publicou em 1977 uma HQ pela Marvel supostamente impressa com sangue de seus quatro integrantes misturado à tinta vermelha usada na impressão. Em 2007, o grupo fundou o Kiss Comics Group para lançar seus próprios títulos.

A escola do rock com quadrinhos segue com Scott Ian. O guitarrista do Anthrax anunciou que vai assinar uma minissérie de dois volumes com Lobo, o personagem mais casca-grossa da DC Comics. “Lobo: Highway to hell” deve ser lançada em novembro nos EUA, e tem coautoria de Sam Kieth, criador de “The Maxxx”.

Nenhum comentário: