quarta-feira, abril 28, 2010

É oficial! Sul-Americana dá vaga na Copa Libertadores da América

Campinas, SP, 28 (AFI) - A apresentação da Copa Sul-Americana de 2010 aconteceu, na tarde desta quarta-feira, em Assunção, no Paraguai. No encontro foi homologada a decisão de que o campeão da competição ganhará vaga na Libertadores da América de 2011. Além disso, houve a confirmação dos confrontos dos oito brasileiros já classificados.

O Palmeiras, que terminou na quinta colocação, vai enfrentar o Vitória, 13º colocado; o Avaí (6º) enfrenta o Santos (13º); Atlético-MG (7º) encara o Grêmio Prudente (11º); e o Grêmio (8º) enfrenta o Goiás (9º). Diferente de outros países, no Brasil não há o sorteio para esta competição, por isso, há o cruzamento olímpico.

A confirmação que o título deve dar uma vaga na Libertadores já foi especulada, mas a Conmebol negou a notícia. Nesta quarta-feira, o repórter da Rádio Itatiaia, de Minas Gerais, Welligton Campos, confirmou que o título deve dar uma vaga na principal competição sul-americana.

Por outro lado, o país do time campeão perde uma vaga na Libertadores. O Brasil tem direito a quatro vagas diretas na Libertadores e uma indicação para a Pré-Libertadores. Assim se um representante brasileiro vencer a Sul-Americana, o país perderá uma vaga direta. Isso acontecerá com todos os países que disputarão a competição.

Mais da Copa Sul Americana
Este ano será o primeiro em que o River Plate e o Boca Juniors não jogarão a competição. Devido a má campanha nas últimas competições nacionais, os clubes não conquistaram a vaga.

Neste ano, a nona edição da Sul-Americana terá mais representantes. Exceto Brasil e Argentina, os outros países terão direito de duas a três vagas a mais do que a última edição. No total, serão 38 clubes na disputa.

Até o momento, a competição já tem definidos 22 participantes:
Bolívia: San José, Oriente Petrolero
Brasil: Palmeiras, Avaí, Atlético-MG, Grêmio, Goiás, Grêmio Prudente, Santos e Vitória
Chile: Unión San Felipe
Colômbia: Deportes Tolima, Independiente Santa Fé e Atlético Huila
Equador: LDU (último campeão)
Paraguai: Cerro Porteño, Olimpia e Guaraní
Peru: Univ. San Martín, Sport Huancayo e Univ. César Vallejo
Venezuela: Caracas

Nenhum comentário: