quinta-feira, março 24, 2011

Polícia Civil ganha sala de treinamento high tech

24/03/2011 RIO DE JANEIRO

A Polícia Civil do Rio de Janeiro inaugurou na quarta-feira (23) uma sala de treinamento onde o policial será testado em 30 diferentes situações de estresse, cercado por três telões, que simulam a realidade em um ambiente de 120 metros quadrados. As simulações vão desde uma simples abordagem a um carro até incursões em favelas.

"Queremos que o policial tenha a capacidade de gerar soluções rápidas. Para isso, nós vamos estimular o agente a pensar", disse o secretário de Segurança Pública do Rio, José Mariano Beltrame. Ele afirmou que o treino pode ajudar na diminuição dos autos de resistência (morte de criminosos em confronto com a polícia).

O policial pode treinar com a arma que usa nas ruas, mas a munição será substituída por um sistema de ar comprimido. Uma pequena descarga elétrica no corpo avisa que o agente foi alvejado pelo inimigo. O equipamento possui software brasileiro e foi comprado por R$ 2,1 milhões. O treinamento na sala da Academia de Polícia Civil (Acadepol) já começou. A Polícia Militar ganhará duas salas, mas as instalações ainda não foram construídas. (AE)

Nenhum comentário: