domingo, outubro 13, 2013

CONTAGEM REGRESSIVA

Não gosto de começar textos com lugar-comum, mas concordo com o seguinte ponto: só uma catástrofe para tirar de Sebastian Vettel seu quarto título consecutivo.
Ainda mais porque, na Índia, daqui a duas semanas, ele precisa conquistar o ponto mais alto do pódio (nada impossível) e torcer para Alonso no máximo chegar em terceiro (totalmente provável, porque hoje a Ferrari tem perdido o status de segunda principal equipe do circo para a Lotus).
Concordo: foi uma vitória consagradora de Vettel, no Grande Prêmio do Japão. Ainda mais porque a RBR dele estava mal, até mais ou menos metade da corrida. Discordo com quem opina sobre uma péssima largada do alemão. Na minha visão, ele procurou defender ao máximo o segundo lugar no grid da investida de Hamilton. Ainda contou com a sorte dos campeões, pois Lewis, arrojado toda vida, colocou a faca nos dentes. Às vezes, a ousadia premia os audazes. Mas também os castiga, como aconteceu com o inglês.
No que esforçou-se para encaixotar Hamilton entre ele e Webber, deixou uma avenida à disposição do ótimo segundo piloto da Lotus, Romain Grosjean. O bom francês tem evoluído muito. Ao lado do também alemão Nico Hulkenberg, da Sauber, os dois têm se destacado nas provas muito mais do que feras como Alonso, Raikkonen, Button. Os carros de Grosjean e Kimi nasceram direito, como se diz. São máquinas que, além de muito velozes, resistem bem mais ao desgaste de pneus. Por exemplo, Mais do que a Ferrari, a Williams e a McLaren. Nesse quesito, é superada apenas pela Red Bull. Tanto que na parte final da prova em Suzuka suportou bem os ataques de Webber. No fim das contas, o terceiro lugar que obteve pode ser comparado a uma grande prova. O que não tem nada a ver com “prêmio de consolação”, porque ele se portou da melhor forma possível.
Felipe Massa? Bom, acho que o brasileiro não vê a hora de terminar esta temporada. Durante os treinos livres de quinta e sexta, ele me mostrou que tinha todas as condições de pelo menos chegar em quarto ou quinto. Mas ontem de madrugada vi a realidade se impondo, até o momento da punição que ele teve de pagar por ter extrapolado o limite de velocidade no pit-lane. “É a primeira vez que isso me acontece”, lamentou. Não se preocupe, Felipe. Você faz por merecer.
Portanto, começou a contagem regressiva para o tetracampeonato de Sebastian Vettel. Não sei o que ele vai fazer nestas duas semanas até a corrida em Buddh. Também não me interessa. Mas podem ter certeza de que vai sonhar acordado com mais uma vitória e seu tetracampeonato.

Mais do que merecido, sem dúvida alguma.

Nenhum comentário: