terça-feira, setembro 29, 2009

Tsunami causado por terremoto provocou mortes na Oceania, dizem autoridades

Houve mortes em Samoa Americana e em Samoa.
Onda gigante seguiu-se a tremor de magnitude 8.

Do G1, com agências internacionais

O tsunami que se seguiu a um terremoto nesta terça-feira (29) na Oceania provocou mortes em Samoa e no território americano de Samoa Americana, segundo as autoridades.

O temor levou moradores das Ilhas Samoa a buscar lugares mais elevados para se proteger. Fontes policiais ouvidas pela imprensa local afirmam que pelo menos 40 pessoas teriam morrido, mas ainda não há dados oficiais.

De acordo com o Serviço Nacional de Parques dos EUA, ainda não há informação sobre o número de mortos em Samoa Americana -um pequeno território norte-americano localizado entre o Havaí e a Nova Zelândia e com população de cerca de 65 mil pessoas.

Holly Bundock, porta-voz da agência, disse que a informação foi confirmada por Mike Reynolds, superintendente do Parque Nacional de Samoa Americana. Samoa Americana é uma dependência dos Estados Unidos.

Reynolds disse a um operador da Yellowstone que quatro ondas do tsunami, entre 4,6 metros e 6 metros de altura, avançaram entre 0,8 quilômetro e 1,6 quilômetro em direção à ilha de Tutuila, onde localiza-se Pago Pago.

"O centro de visitantes do Parque Nacional de Samoa Americana e seus escritórios parecem ter sido destruídos completamente", disse Bundock.

Reynolds informou sobre mortes, mas não teve confirmação sobre números, disse ela. "Ele está completamente isolado do resto da ilha", afirmou.

Nenhum comentário: