sexta-feira, dezembro 11, 2009

FIA confirma mudança e os dez primeiros vão pontuar em 2010

Do UOL Esporte
Em São Paulo


A FIA confirmou em reunião nesta sexta-feira que o sistema de pontos para a temporada do ano que vem sofrerá uma mudança a fim de se adaptar ao aumento no número de pilotos no grid. De acordo com a proposta aprovada pelo Conselho Mundial da categoria, os dez primeiros colocados vão pontuar.

Até então, apenas os oito primeiros somavam pontos. “Devido ao aumento do número de carros no grid para 13 equipes, e de acordo com a recomendação da comissão da Fórmula 1, um novo sistema de pontos será instaurado para a temporada de 2010”, informou a FIA em comunicado oficial.

A mudança aprovada nesta sexta-feira foi proposta para expandir a zona de pontuação às novas equipes, já que o grid terá 26 carros, o maior número desde 1995. Se na última temporada o vencedor levava 10 pontos e o oitavo colocado um, agora quem ganhar provas vai somar 25 pontos, com bônus até para o décimo lugar.

O novo sistema vai ter a seguinte ordem de pontuação: 25-20-15-10-8-6-5-3-2-1. Esta é a primeira alteração no sistema de pontos desde que o atual entrou em vigor, em 2003. Antes da última temporada, a FIA chegou a acenar com o quadro de medalhas para a Fórmula 1, proposta que foi rechaçada pelas equipes.

A proposta foi apresentada durante a reunião da Comissão da Fórmula 1 na quinta-feira, com a presença do novo presidente da FIA, Jean Todt, presidida por Bernie Ecclestone, a primeira desde a assinatura do Pacto da Concórdia entre a FIA e as equipes.

Na reunião também foi decidido que a equipe Brawn poderá trocar seu nome para Mercedes, e receberá os pagamentos referentes aos resultados históricos obtidos em 2009. A Comissão também propôs ao Grupo de Trabalho Desportivo que busque novas fórmulas para melhorar o espetáculo em 2010.

Entre as propostas levadas à reunião do Conselho Mundial nesta sexta, também foi aprovada a mudança no calendário de 2010 que recoloca o GP de Abu Dhabi como o último da temporada, assim como aconteceu neste ano, deixando o GP do Brasil como penúltima prova.

Um comentário:

Anônimo disse...

allowances layouts emcure colloquial tutored disclaims turned licensure shadowee timetabling listservs
semelokertes marchimundui