quarta-feira, janeiro 05, 2011

Nem tudo muda com o Novo Acordo Ortográfico

Por Thaís Nicoleti

Na verdade, as mudanças na ortografia do português brasileiro não são tantas como se imaginava. Na prática, muitas palavras mantiveram a grafia anterior. Ocorre, entretanto, que as pessoas, nem sempre familiarizadas com certa terminologia, passaram a ter dúvidas sobre pontos que não foram tratados no Acordo.

Do ponto de vista gramatical, o antigo acento de "eu apóio" (que hoje se escreve "eu apoio") não era um diferencial, mas grande parte dos usuários da língua imagina que sim, que seu emprego servia para distinguir a forma verbal do substantivo. Esse acento deixou de ser usado como todos os ditongos abertos em palavras paroxítonas, independentemente de haver homônimo.

Há quem imagine que os acentos das formas verbais "dá" ("Ele nunca dá esmolas") e "dê" ("Espero que ele dê atenção ao caso") sejam diferenciais, pois existe a preposição "de" e a forma "da" (contração da preposição "de" com o artigo "a"), e que, portanto, devem deixar de ser usados. De jeito nenhum. Esses acentos assinalam os monossílabos tônicos terminados em "a", "e" e "o" (como em "pá", "chá", "pé", "fé", "pó", "dó" etc.), regra que não sofreu nenhuma alteração.

"Multifuncional", "microcirculação", "antienvelhecimento", "lipoescultura", "anticontrabando", por exemplo, não se modificaram. Já "arqui-inimigo", "autoestima", "infraestrutura", "antirrugas" e "anti-idade" adaptaram-se à nova convenção.

Os acentos das formas verbais "têm" e "vêm" (no plural) continuam vigentes. O mesmo vale para a acentuação dos verbos derivados de "ter" e de "vir", cujas formas que constituem oxítonas terminadas em "-em" ou "-ens"(tu manténs, ele mantém, eles mantêm; tu intervéns, ele intervém, eles intervêm) são acentuadas. As formas de terceira do singular e de terceira do plural distinguem-se graficamente pelo tipo de acento (agudo no singular e circunflexo no plural). Nada disso muda.

Entre seus erros e acertos, Acordo parece ter avivado o interesse pelo estudo da língua, o que já é um mérito.

Nenhum comentário: