terça-feira, novembro 13, 2012

GLOBO DEFINE: GP DOS EUA PASSARÁ AO VIVO, MAS SÓ NO SPORTV

http://tazio.uol.com.br/f1/globo-encerra-dilema-e-anuncia-que-nao-vai-transmitir-gp-dos-eua


Horário da penúltima prova da temporada coincide com cinco jogos da 36ª rodada do Brasileirão, que pode definir rebaixamento do Palmeiras

Bruno Ferreira, Leonardo Felix e Lucas Berredo, de São Paulo

 13/11/2012


Circuito das Américas, em Austin (Foto: Cota/Divulgação)Circuito das Américas, em Austin (Foto: Cota/Divulgação)
Apesar de ter os direitos de transmissão, a Globo não irá exibir neste domingo o GP dos Estados Unidos, penúltima etapa do Mundial de F1, em rede aberta. No entanto, para não deixar de passar o treino classificatório e a prova ao vivo, a emissora decidiu transferir as duas sessões para seu canal de esportes por assinatura, o SporTV.
A informação foi confirmada pelo editor e comentarista do canal, Rodrigo Mattar, em seu perfil no Twitter. “A quem interessar possa: treino oficial de sábado e GP dos Estados Unidos de F1 serão ao vivo no SporTV”, escreveu.
A corrida, que será disputada às 17h do próximo domingo, no horário de verão de Brasília (a classificação será às 16h de sábado), coincide com cinco jogos da 36ª e antepenúltima rodada do Brasileirão, priorizada pela emissora carioca.
De acordo com a tabela da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), três partidas transmitidas em canal aberto neste horário: Palmeiras x Flamengo, que se enfrentam em Volta Redonda, no Rio de Janeiro; Fluminense x Cruzeiro, no Engenhão; e Bahia x Ponte Preta, em Salvador.
A primeira delas pode consolidar o rebaixamento do Palmeiras para a Série B do Brasileiro – o mote principal do campeonato após o Fluminense se sagrar campeão com três rodadas de antecedência no último domingo, em jogo contra o próprio clube de São Paulo, em Barueri. Na Bahia, o clube homônimo também luta para escapar da queda para a Segundona.
Sediado no recém-inaugurado circuito das Américas, em Austin, o GP dos Estados Unidos, por sua vez, pode marcar o tricampeonato mundial de Sebastian Vettel. Para garantir o título, o alemão, que tem 10 pontos de vantagem para Fernando Alonso, precisa vencer e torcer para o rival chegar, no máximo, em quinto. A corrida também marca o retorno da F1 ao país após um hiato de cinco anos.
Não há informações oficiais sobre alguma cláusula no contrato com a FOM (Formula One Management) que obrigue a Globo a transmitir as provas de F1 ao vivo, mas segundo o Tazio apurou, a emissora vem enfrentando dificuldades para convencer Bernie Ecclestone sobre a situação.
A informação ainda não está confirmada na grade de programação de nenhum dos canais. Procurada peloTazio nesta terça-feira, a assessoria da emissora prometeu atualizá-la até as 21h desta terça-feira.
Esta não é a primeira vez que a Globo deixa de transmitir ao vivo as etapas da F1 nos últimos anos. Em 2005, flashes do GP dos Estados Unidos, em Indianápolis, foram exibidos durante a partida entre Brasil e México, válido pela primeira fase da Copa das Confederações. Dois anos depois, a emissora preteriu o GP da Espanha, vencido por Felipe Massa, para transmitir a visita do papa Bento 16 ao Brasil.
Já no GP do Canadá de 2011, a forte chuva que provocou uma paralisação de mais de duas horas fez com que o canal interrompesse a transmissão para se voltar ao Campeonato Brasileiro, deixando a corrida ao vivo na íntegra somente para um estado.

Nenhum comentário: