quinta-feira, novembro 08, 2012

OTÁRIOS MIDIÁTICOS


Otários estão por toda parte. Eles permanecem calados na maior parte do tempo, à espera do melhor momento para destilar sua verborragia antropofágica a respeito de qualquer assunto. Afinal, entendem de tudo um pouco e não aceitam opiniões contrárias.
            O que esses cretinos pensam que sabem é o que importa. E ponto final.
            Aos domingos , essa raça para na frente da tevê para assistir ao “Fantástico”. Só esse gesto implica um atestado de derrocada lenta e inexorável rumo ao marasmo da imbecilidade. Porque parar para ver o “Fantástico” é de um absurdo atroz. Na última vez, o raio do programa começou com o raio de um elefante que é capaz de reproduzir falas humanas. Ou alguma “bestagem” parecida com isso.
            Dá no mesmo se a “atração” for o “Videoshow” ou o “Domingão do Faustão”.
            Pois bem. Essas lástimas, naturalmente sem ter o que fazer, atualmente concentram-se em criticar as aparições de Ronaldo Fofômeno na “revista eletrônica”. O quadro de que participa o maior artilheiro da história das copas chama-se “Medida Certa” e tem como objetivo auxiliar celebridades gorduchas e sedentárias a perderem peso. Na estreia, teve como protagonistas o casal de apresentadores do “Fantástico”. Pelo que se viu, os graus de sucesso da dupla empreitada foram variados.
            O máximo de crítica que os dois devem ter lido ou ouvido (se não o fizeram são também dois otários) foi que os regimes e exercícios aos quais se submeteram  deram pouco ou, para caprichar ainda mais na sinceridade, quase nenhum resultado.
            Já Ronaldo vem sendo detonado sistematicamente por tentar perder peso em cadeia nacional de televisão. Porque, dizem, a Globo lhe pagou a bagatela de 6 milhões de reais para correr, malhar, suar à vontade e realizar outros escambaus para ficar fisicamente mais enxuto – mesmo que essa revolução lipídica não venha a transformá-lo em uma pessoa melhor.
            Desde então, as redes sociais se tornaram um verdadeiro pântano, no qual chafurdam os otários midiáticos. Todos batendo na mesma tecla: “A Globo dá seis milhões para Ronaldo e vem com essa história de ‘Criança Esperança’”.
            Quem pensa assim é, repetindo, um otário. Um pobre-coitado que não teve a capacidade, o talento e a inteligência para alcançar o Olimpo dos rostos mais conhecidos deste planeta. Alguém que deveria se preocupar mais com as desigualdades sociais, a fome, a miséria extrema e o analfabetismo – que pipocam praticamente de seu nariz ranhento. Pois coloquem essa em seus juízos equivocados: Ronaldo está pouco se lixando para o que bem ou mal falem dele ou bem ou mal deixem de falar.
            Outra cretinice vi no Facebook, outro dia. Um cristão (ou cristã, não lembro agora) afirmava de forma categórica que não lê o jornal “O Globo”, não assiste a nada que a Rede Globo transmite e muito menos acessa o portal globo.com. Segundo essa triste figura, as informações passadas pela principal emissora do país chegam até nós manipuladas. E mais: que o futebol e a novela (oi, oi, oi) não passam de farsas elaboradas para desviar o foco da patuleia para o entretenimento descartável, impedindo assim que reflita de forma crítica acerca dos reais problemas da nação.
            Posso concordar. Aceito a argumentação. Desde que, na outra ponta da comunicação, entenda-se que a única maneira de não aceitar a doutrinação imposta pelas grandes emissoras: usar o controle remoto para desligar a tevê. Em geral, o silêncio vale mais do que um milhão de bobagens.
            E depois da televisão desligada, ler um bom livro sempre será uma excelente alternativa. Muito melhor do que ficar se preocupando com as silhuetas ronaldísticas.
            Como diria minha santa mãezinha, mente vazia é a oficina do diabo.

NEY FARIAS CARDOSO
Revisor de O Estado

Nenhum comentário: