quinta-feira, fevereiro 21, 2013

Tribunal diz que Corinthians pode ser punido por morte de torcedor, mas não crê em exclusão


Kevin Douglas Beltran Espada, boliviano morto em jogo do Corinthians na Libertadores
Kevin Douglas Beltran Espada, boliviano morto em jogo do Corinthians na Libertadores
21/02/2013 - 11h34
José Ricardo Leite 
Do UOL, em São Paulo

A punição aplicada pela Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) aos envolvidos no episódio que resultou na morte de um torcedor boliviano de 14 anos no jogo entre Corinthians e San José, na última quarta-feira, será decidida por um tribunal de disciplina da entidade após analisar o que foi relatado pelo delegado da partida.

A confederação criou o Tribunal de Disciplina e Câmera de Apelações este ano para resolver questões de disciplina nos jogos, infrações e condutas antidesportivas a pedido da Fifa.

A comissão é formada por cinco membros, sendo um deles o brasileiro Caio Rocha,  vice-presidente do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva). Caio não poderá participar da decisão por ser brasileiro e ter ligação com uma das partes envolvidas.

O comitê será dirigido pelo uruguaio Adrian Leiza, vice-presidente. Caso haja um empate de dois votos, será Leiza quem definirá a punição.

UOL Esporte entrou em contato com um dos membros do tribunal que afirmou que o Corinthians pode ser considerado o culpado pela tragédia e ser eventualmente punido. Uma exclusão do torneio é vista como algo difícil, mas existe a possibilidade de punições referente à sua torcida, como perder mando de campo ou jogar em portões fechados.

“A exclusão é mais em casos de ações do próprio clube, como corrupção ou abandono de campo. Por ato da torcida é improvável”, falou a fonte.

Nenhum comentário: