terça-feira, agosto 24, 2010

Sonda da Nasa tira foto da Terra e da Lua a 183 milhões de quilômetros de distância

A Messenger está em missão ao redor do planeta Mercúrio

A sonda Messenger, da Nasa, em missão ao redor do planeta Mercúrio, tirou uma foto da Terra e da Lua a 183 milhões de quilômetros - distância equivalente a dar uma volta na Terra, todos os dias, durante 12 anos. A foto foi tirada como parte da missão da sonda para procurar por vulcanoides, pequenos asteroides rochosos que os cientistas acreditam existir entre o Sol e Mercúrio.



A Terra pode ser vista de uma distância de 183 milhões de quilômetros em uma imagem tirada pela sonda Messenger, da Nasa (Nasa)

A sonda procura pelos objetos quando está mais próxima do Sol. Ela segue um caminho que percorre a parte interior do sistema solar, incluindo uma aproximação a Terra, duas a Vênus e três a Mercúrio. A sonda Messenger está usando a gravidade da Terra e de Vênus para alterar sua trajetória antes de entrar na órbita de Mercúrio, em março de 2011.




Uma imagem da agência espacial japonesa mostra a Terra surgindo atrás da Lua












O gráfico mostra a órbita elíptica da sonda Messenger em relação a Terra, Sol e Mercúrio. A sonda utiliza a gravidade dos planetas para chegar mais próximo de Mercúrio em 2011







Imagem da Terra como um ponto branco através dos anéis de Saturno, tirada pela sonda da Nasa chamada Cassini, em 2006

Nenhum comentário: