quinta-feira, janeiro 31, 2013

Razia se torna o 1º nordestino na F1 e fará dupla com ex-rival da categoria de acesso

31/01/2013 - 13h59
Do UOL, em São Paulo
Luiz Razia já foi piloto de testes da Virgin, hoje Marussia, sua nova equipe
Luiz Razia já foi piloto de testes da Virgin, hoje Marussia, sua nova equipe


O contrato foi assinado no começo desta semana, e a intenção era guardar segredo até o lançamento do carro no início dos testes coletivos. Mas, durante o programa Redação Sportv, a informação vazou: Luiz Razia é piloto da Marussia. O baiano será o primeiro nordestino da história a competir com um carro de Fórmula 1.
Sul, Sudeste e Norte já tiveram seus representantes na Fórmula 1: ao todo, foram 29. Nascido na cidade baiana de Barreiras, no extremo-oeste do estado, Razia será o 30º brasileiro e levará mais uma região do país à principal categoria do automobilismo mundial.
Sua trajetória começou no kart, em 2004. Depois, passou pela Fórmula 3 Sul-Americana, onde foi campeão em 2006, e Fórmula Renault. Passou por um período competindo em categorias menores na Europa, até ser anunciado como piloto de testes de uma equipe de Fórmula 1, em 2009.
E foi justamente na Virgin, que mais tarde se tornaria Marussia. Razia passou a temporada de 2010 como terceiro piloto da recém-criada escuderia. Mal sabia ele que, três anos mais tarde, seria anunciado como piloto titular da equipe.
Em 2011, Razia foi piloto de testes da equipe Lotus, hoje Caterham. E o seu grande momento veio no ano passado, com o vice-campeonato da GP2, principal categoria de acesso à Fórmula 1. Ele venceu quatro provas e foi um dos destaques do campeonato.
Depois de fazer seu nome na GP2, Razia então passou a caçar vaga na Fórmula 1 para 2013. Testou com Toro Rosso e Force India, negociou também com a Caterham. Mas a situação só clareou depois da saída do alemão Timo Glock da Marussia.

DUELO DE NOVATOS NA MARUSSIA

MAX CHILTON
DESEMPENHO NA GP2
LUIZ RAZIA
62
Corridas
80
2
Vitórias
5
2
Poles
1
4
Pódios
15
0
Voltas mais rápidas
5
Com o pedido de demissão de Glock, demorou apenas uma semana para que Razia finalmente chegasse ao seu maior objetivo: correr na Fórmula 1. A equipe ele já conhece, por ter trabalhado com a antiga Virgin em 2010. O companheiro, também.
Razia dividirá a garagem com o inglês Max Chilton, que foi um de seus principais rivais na temporada de 2012 da GP2 e terminou na quarta colocação do campeonato. Chilton venceu duas corridas na categoria de acesso, e já estava na Marussia antes de o brasileiro chegar.
Chilton chegou à equipe inglesa na metade do ano passado, e atuou como piloto de testes, participando inclusive dos treinos livres para o GP de Abu Dhabi. Mas, assim como o brasileiro, ele nunca disputou uma prova oficial.
Será uma dupla de novatos em uma equipe novata, que tem tudo para ser a última força da Fórmula 1 em 2013, devido à saída da HRT. O que não deixa de ser uma oportunidade de ouro para Razia, que se juntará a Felipe Massa entre os cada vez mais escassos representantes brasileiros na categoria, além de fazer história como o primeiro nordestino. Os detalhes do contrato, como duração do compromisso, ainda não foram divulgados. O anúncio oficial da equipe deve sair nos próximos dias. 

Nenhum comentário: