quinta-feira, janeiro 10, 2013

Sem Messi, Barça vence com golaço de Villa e atuação de gala de Thiago

10/01/2013 20h23 - Atualizado em 10/01/2013 21h09


Argentino fica no banco de reservas e assiste à vitória do time culé por 5 a 0. Filho do tetracampeão Mazinho tem boa atuação, com gol e assistências


http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-espanhol/noticia/2013/01/sem-messi-barca-vence-com-golaco-de-villa-e-atuacao-de-gala-de-thiago.html

Por GLOBOESPORTE.COMBarcelona, Espanha
Com dois gols de David Villa, um deles uma pintura, o Barcelona não tomou conhecimento do Córdoba e venceu o rival por 5 a 0, diante de seus torcedores, no Camp Nou. Sem o técnico Tito Vilanova, que viajou para os Estados Unidos para ter uma segunda opinião médica após a cirurgia para a retirada de um tumor na glândula parótida, os catalães entraram em campo com um time praticamente de reservas, com oito atletas que habitualmente não estão no 11 inicial. Alexis Sánchez (2) e Thiago Alcântara, que foi o maestro da equipe no confronto, também balançaram a rede.
E nem precisava de tanto. No jogo de ida, o Barcelona já havia vencido por 2 a 0, com dois gols de Messi. Nesta quinta-feira, o argentino até ficou no banco de reservas, mas não foi utilizado pelo técnico Jordi Roura, substituto de Vilanova. Com o resultado, a equipe culé avançou para as quartas de final. Na próxima fase, o time vai encarar o Málaga. O primeiro confronto será no dia 16 de janeiro. O segundo está marcado para o dia 23.
Thiago Alcantara, Barcelona e Cordoba (Foto: Agência EFE)Thiago Alcântara comemora o primeiro gol da vitória do Barcelona (Foto: Agência EFE)











O Barcelona demorou apenas 16 minutos para abrir o marcador. E tudo sob o olhar atento do craque argentino, que conquistou no início da semana a sua quarta Bola de Ouro da Fifa. Thiago Alcântara aproveitou bobeada da zaga, retomou a bola e tocou na saída do goleiro Saizar. Cinco minutos depois, aos 21, um golaço. David Villa recebeu na área, deu um belo drible na linha de fundo, percebeu a saída do arqueiro e tocou por cima, à la Messi.
David Villa comemora gol do Barcelona contra o Cordoba, AP (Foto: Agência AP)David Villa comemora pelo Barça (Foto:Agência AP)
O Barcelona continou imprimindo um ritmo forte para "matar" logo a partida. E aos 25 foi premiado com o terceiro gol. Thiago Alcântara fez uma bela invertida de bola para Sergi Roberto. O espanhol rolou para David Villa, que soltou a bomba de primeira para vencer o goleiro Saizar. O time culé continuou jogando bem, mas desperdiçou inúmeras chances de gol. Daniel Alves, Fàbregas, Alex Sánchez... Todos tiveram a oportunidade de fazer o quarto, mas erraram o alvo.
Na volta para o segundo tempo, Jordi Roura decidiu poupar Puyol e Fàbregas. O comandante apostou nas entradas de Bartra e Tello. Aos cinco minutos, o treinador foi obrigado a fazer a última alteração por lesão. Sergi Roberto sentiu um problema muscular e foi substituído por Jonathan dos Santos.

Desse modo, Messi teve que esquentar mesmo o banco de reservas até o fim. A última vez que o argentino ficou como suplente sem ser aproveitado durante os 90 minutos foi no dia 15 de maio de 2011, contra o La Coruña, pelo Campeonato Espanhol.

Chileno amplia
O Barcelona chegou ao quarto gol aos nove minutos do segundo tempo. E finalmente com Alexis Sánchez. O chileno aproveitou cobrança de escanteio de Thiago Alcântara, subiu mais do que os marcadores e testou de cabeça. Aos 35, o time culé ficou com um a menos. David Villa sentiu a parte posterior da coxa e deixou o gramado. Como Roura já havia feito as três substituições, a equipe foi obrigada a finalizar a partida com dez em campo.
Messi, Barcelona e Cordoba (Foto: Agência EFE)Messi ficou na reserva e não teve oportunidade de ser utilizado nesta quinta-feira (Foto: Agência EFE)
Antes do quinto gol do Barça, dois lances distintos no Camp Nou. No primeiro, aos 37, Thiago Alcântara quase marcou um golaço. O meia bateu colocado da entrada da área e por pouco não balançou a rede do Córdoba.  No minuto seguinte, Sánchez recebeu na área, passou por um marcador, driblou o goleiro e tropeçou no momento da finalização. A jogada arrancou gargalhadas dos torcedores.
No lance seguinte, o chileno não desperdiçou. Aos 39, Tello cruzou da esquerda e Sánchez chegou escorando para marcar mais um e finalizar o passeio na Catalunha.

Nenhum comentário: