sexta-feira, dezembro 07, 2007

Lula nega querer emplacar Sarney

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva negou ontem que o Palácio do Planalto tente influenciar a eleição para a presidência do Senado. A disputa foi deflagrada após Renan Calheiros (PMDB-AL) renunciar ao cargo.
O PMDB tem cinco candidatos oficiais à presidência do Senado: Garibaldi Alves (RN), Valter Pereira (MS) e Neuto de Conto (SC), Leomar Quintanilha (TO) e Pedro Simon (RS. Os peemedebistas dizem que o Planalto, nos bastidores, tenta emplacar José Sarney (AP) na presidência do Senado. Lula negou esse rumor.
"Não, eu não vou tentar convencer o Sarney a se candidatar, por duas coisas básicas: ele já disse para mim, há muito tempo, que não quer ser presidente do Senado. Segundo, porque eu tenho juízo e sei que o Senado tem autonomia. E, terceiro, porque o candidato, todo mundo sabe, se tiver eleição na próxima quarta-feira, o candidato será do PMDB", disse Lula ontem em Belém (PA), após encerramento do encontro de governadores da Frente Norte do Mercosul.
Lula afirmou que vai apoiar o candidato que o PMDB escolher. "Veja, o candidato que o PMDB indicar é o meu candidato."
O presidente negou saber quem será esse candidato. "Não sei quem vai ser. Não sei porque eu não sou senador. E eu aprendi na política que é prudente a gente não dar palpite."

Nenhum comentário: