sábado, abril 18, 2009

Sátira à crise dos EUA dá prêmio a chargista mexicano


Charge 'In the same ship', de Rogelio Naranjo, vencedora do prêmio 'Word press cartoon'. (Foto: Rogelio Naranjo/Divulgação)

O brasileiro Baptistão ficou em terceiro lugar na categoria caricatura pessoal da 5ª edição do World Press Cartoon, cujo prêmio principal ficou com o chargista mexicano Rogelio Naranjo.

Baptistão conquistou o prêmio com a caricatura de Julio Cortázar, publicada no jornal "O Estado de S.Paulo", e foi superado pelo português André Carrilho, em primeiro com a charge do presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, e pelo espanhol Javier Carbajo, em segundo por um retrato do governante francês, Nicolas Sarkozy.

No gênero caricatura de humor, o primeiro prêmio foi conquistado pelo cubano Osmani Simanca com a charge "Punk Fish", publicada na revista "Muito", do jornal "A Tarde".

Naranjo, o grande vencedor, venceu com a charge "In the same ship", publicado no jornal mexicano "El Universal" em 17 de setembro de 2008.

O desenho representa um pequeno bote a ponto de afundar, onde se vê a figura do Tio Sam e um personagem representado por uma caveira e um chapéu mexicano.

Na mesma categoria, o segundo prêmio foi para o holandês Tom Janseen pelo desenho "Wall Street" e o terceiro para o sérvio Toshow por "Krisis Ekonomi".

Nenhum comentário: