quinta-feira, abril 30, 2009

Reabastecimento nas corridas será banido em 2010

Hamilton realiza pit-stop em Sepang

Medida foi tomada pela FIA para cortar custos e incentivar motores econômicos

Da Redação

Para cortar custos na próxima temporada, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) confirmou o fim do reabastecimento para 2010.

A decisão se deu após reunião do Conselho Mundial da entidade, nesta semana em Paris.

Além do reabastecimento, as mantas usadas para aquecer os pneus também foram abolidas - outras alternativas, no entanto, seguem valendo.

"Fica confirmado que, a partir de 2010, o reabastecimento durante uma corrida será proibido, com o objetivo de economizar custos no transporte de aparelhos para abastecimento, além de incentivar os construtores a melhorar a economia de combustíveis", afirmou a FIA, através de um comunicado.

O reabastecimento foi retomado na F-1 em 1994, após ser banido nos anos 80 por falta de segurança.

De lá para cá, após alguns incidentes _como o incêndio no carro de Jos Verstappen, da Benetton, no GP da Alemanha de 94_, o reabastecimento se tornou um dos procedimentos mais seguros da categoria.

Atualmente, todos os membros das equipes são obrigados a utilizar macacões anti-chama e aparelhos modernos, mesmo os que trocam pneus, levantam o carro ou manejam o pirulito.

Com o fim do reabastecimento, a categoria poderá voltar ter cenas como as dos anos 80, com os mecânicos trabalhando de bermudas, cena rara nos dias atuais.

No caso das equipes, a proibição do procedimento será um grande problema para os estrategistas, que terão de pensar em novas maneiras para evoluir nas corridas, já que não será mais possível optar por táticas de paradas utilizando quantias variáveis de combustível nos tanques.

Nenhum comentário: