segunda-feira, junho 29, 2009

Lula diz que Mangabeira Unger deixará o governo

O ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos,
Mangabeira Unger (Foto: Roosewelt Pinheiro/Agência Brasil )


Segundo presidente, ministro não conseguiu ampliar licença de Harvard. Na semana retrasada, em nota, ele disse que pretendia ficar no governo.

Jeferson Ribeiro
Do G1, em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou na tarde desta segunda-feira (29) que o ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger, deixará o governo por não ter conseguido ampliar sua licença de professor da Universidade de Harvard, nos EUA. O presidente não disse quem o substituirá.

A assessoria de imprensa da Secretaria de Assuntos Estratégicos informou que o ministro não se pronunciará nesta segunda-feira sobre sua saída do governo. Os assessores disseram que ele ainda não informou a data que deixará o ministério e que deve falar sobre o assunto somente na terça-feira.

A chegada de Mangabeira ao governo foi cercada de polêmica, porque antes de se tornar ministro ele classificou o governo Lula como “o mais corrupto da história” e chegou a pedir o impeachment do presidente num artigo publicado no jornal "Folha de S. Paulo" em 2005.

Já na campanha eleitoral pela reeleição, em 2006, Lula perdoou Mangabeira, que chegou a participar de um dos comícios do presidente.

Mangabeira emitiu nota na quarta-feira (17) informando que pretendia continuar no governo. A nota foi uma resposta aos boatos sobre sua saída do ministério por conta de uma possível troca de partido. Ele está no ministério a pedido do vice-presidente da República, José Alencar, que é filiado ao PRB.

Nenhum comentário: