quarta-feira, março 04, 2009

É difícil enfrentar as elites do MA, diz governador cassado

Eveline Lopes
Direto de São Luís

O governador do Maranhão, Jackson Lago (PDT), lamentou na noite de terça-feira, depois de anunciada a cassação de seu mandato pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a dificuldade em "enfrentar as elites" do Estado e do País. "Nós acabamos de ver mais uma vez quanto é difícil enfrentar as elites do nosso Estado e as elites do nosso País", afirmou.

Jackson Lago acompanhou o julgamento em um telão colocado em frente ao Palácio dos Leões, sede administrativa do governo do Estado. Ele estava ao lado da mulher, Clay Lago, do prefeito de São Luís, João Castelo (PSDB), de manifestantes e políticos de sua base de apoio.

Ao fim do julgamento, ele discursou para os manifestantes que continuavam no local após mais de cinco horas de sessão e garantiu que vai recorrer da decisão do TSE.

"Os nossos advogados vão entrar com as medidas judiciais cabíveis. Vamos pois, aguardar os resultados das ações dos nossos advogados. Mas quero dizer também que tenho consciência de nossa responsabilidade com a maioria da população do nosso estado. Aqueles que entendem que nós devemos lutar também para defender o voto de cada mulher e cada homem, contem comigo", afirmou Lago.

Disputa política

Jackson Lago é um rival político histórico da família Sarney. Eleito prefeito de São Luís por três vezes, antes de 2006, ele havia tentado a chefia do governo do Estado três vezes, sendo derrotado.

José Reinaldo Tavares (PSB), governador apoiado durante as eleições pelo grupo de Sarney, passou a apoiar Lago para sua sucessão. No primeiro turno do pleito em 2006, Lago ficou em segundo lugar, mas virou o quadro, vencendo Roseana Sarney (PMDB) numa disputa acirrada.

Lago foi acusado de cometer irregularidades durante as eleições de 2006, como abuso de poder e compra de votos. A senadora Roseana Sarney deve assumir o governo do Estado, juntamente com seu vice, João Alberto de Souza (PMDB), mas não de forma imediata. Isso porque ainda cabe recurso por parte da defesa de Lago. Contudo, a realização de um novo pleito está descartada.

Nenhum comentário: