terça-feira, fevereiro 15, 2011

Apagado, Milan abusa da violência e perde do Tottenham por 1 a 0 em casa

Robinho se lamenta após perder chance; Milan esteve apagado e foi surpreendido

Do UOL Esporte
Em São Paulo


O Milan eficiente do Campeonato Italiano passou longe do estádio San Siro nesta terça-feira. No primeiro jogo das oitavas de final da Liga dos Campeões, Robinho, Ibrahimovic e companhia sofreram uma crise de criatividade, abusaram da violência e foram castigados pelo Tottenham, que fez 1 a 0 no fim e venceu na Itália.

O resultado põe o Milan em maus lençois. Agora os italianos precisam vencer em Londres para seguirem na Liga dos Campeões. Se repetir o placar desta terça, o clube rossoneri leva a vaga para os pênaltis. Qualquer outra vitória leva o Milan às quartas de final.

Apesar do favoritismo, o time da casa poucas vezes mostrou um futebol capaz de envolver o Tottenham. Os visitantes sempre se aproveitaram da fragilidade dos laterais rivais e assustaram em cruzamentos e chutes de média distância, especialmente no primeiro tempo.

Tanto que os dois goleiros do Milan foram para o intervalo como os melhores da equipe. Dois porque Abbiati, o titular, lesionou-se em um choque com Crouch ainda no primeiro tempo e foi substituído por Amelia, que mostrou segurança e fez sua parte quando exigido.

No ataque, o time rossoneri sentiu muito a falta de Cassano. Recém-contratado, o jogador não pôde ser inscrito na Liga dos Campeões por ter disputado a fase preliminar com a Sampdoria, sua antiga equipe.

Com isso, Ibrahimovic e Robinho tiveram a companhia de Seedorf, que exagerou nos passes de efeito, criou pouco e saiu para a entrada de Pato no intervalo. O brasileiro deu novo gás e o Milan chegou a assustar no começo da etapa final.

Os dois grandes momentos do clube italiano foram pelo alto. O zagueiro Yepes exigiu duas grandes defesas do brasileiro Gomes. Van der Vaart, por sua vez, assustou Amelia ao tentar por cobertura da entrada da área, sem sucesso.

Só que Ibrahimovic, Robinho, Pato, Van der Vaart e as outras estrelas do jogo passaram a ser coadjuvantes dos pontapés de lado a lado.

O primeiro a abrir a caixa de ferramentas foi Flamini, que acertou um carrinho com as duas pernas em Corluka, que teve de ser substituído. Gattuso, irritado, empurrou o rosto de um membro da comissão técnica do Tottenham

O revide veio em partes. Palacios tentou e quase acertou Gattuso no meio-campo. Na sequência, o capitão do Milan trocou entradas violentas com Crouch. Gattuso só receberia o amarelo aos 30 minutos, quando pegou Pienaar por trás. O cartão, o terceiro dele na Liga, deixa o volante fora do jogo de volta.
Quando os dois lados se acalmaram, já era tarde demais para o Milan, que voltou a parar na marcação do Tottenham. Aos 35 minutos, Lennon puxou um contra-ataque pela direita, se livrou do zagueiro e rolou para Peter Crouch, que bateu para o gol vazio e definiu a vitória dos ingleses.

Em desvantagem, o Milan se lançou ao ataque com tudo. Nos acréscimos, Ibrahimovic empurrou Dawson na área e marcou de bicicleta. O golaço foi anulado imediatamente pelo árbitro, causando revolta nos milaneses.

A irritação seguiu após o apito final. Liderados por Gattuso, alguns atletas foram bater boca com a comissão técnica rival. O capitão do Milan mais uma vez perdeu as estribeiras e acertou uma cabeçada no mesmo membro da comissão técnica que ele havia empurrado durante a partida.

Meia hora depois do fim do jogo, exames preliminares mostraram que Abbiati lesionou a coluna cervical. O goleiro do Milan foi encaminhado para um hospital da região para ser melhor avaliado.


Maior artilheiro da Liga, Raúl marca e ajuda Schalke a empatar com Valencia

Do UOL Esporte
Em São Paulo


Raúl voltou à Espanha e não decepcionou. Maior artilheiro da história da Liga dos Campeões, o atacante fez um gol, o de número 69 no torneio continental, e viu sua equipe, o Schalke 04, arrancar um empate por 1 a 1 diante do Valencia, em pleno estádio Mestalla, pelo jogo de ida da fase oitavas de final.

Com isso, os alemães asseguraram uma boa vantagem para o confronto de volta, agendado para o dia 9 de março, em Gelsenkirchen. Basta um empate sem gols para avançar às quartas. Já o Valencia, que sequer relacionou o ex-gremista Jonas, se classifica no tempo normal com uma vitória ou com um empate por dois ou mais gols.

O atacante Raúl era um dos principais nomes do confronto. Desde sua saída do Real Madrid, jamais havia atuado em território espanhol. Teve um primeiro tempo apagado e era vaiado toda vez que tocava na bola. Mas seu faro de artilheiro funcionou e anotou o tento de empate. Com isso, contabiliza 69 gols na Liga dos Campeões.

Nenhum comentário: