domingo, fevereiro 27, 2011

Moacyr Scliar é velado na Assembleia Legislativa do RS

27/02/2011 18h06 - Atualizado em 27/02/2011 18h09

Escritor gaúcho, de 73 anos, teve falência múltipla de órgãos após AVC.
Enterro acontecerá nesta segunda-feira (28), com cerimônia reservada.

Do G1, em São Paulo

O velório do escritor gaúcho Moacyr Scliar, 73 anos, acontece desde às 14h deste domingo (27) na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. A esposa do escritor, Judith Scliar recebeu os cumprimentos de familiares, autoridades e amigos. Scliar morreu na madrugada deste domingo no Hospital de Clínicas em Porto Alegre, por falência múltipla de órgãos devido às consequências de um acidente vascular cerebral (AVC).

"Foi uma perda muito grande para a literatura brasileira", afirmou ao G1, por telefone, o poeta e amigo do escritor gaúcho, Carlos Nejar. O enterro acontecerá na manhã desta segunda-feira (28), com cerimônia reservada a familiares e amigos.

A presidente da República, Dilma Rousseff, divulgou nota de pesar. "Recebi com muito pesar a notícia da morte de Moacyr Scliar, um dos mais respeitados escritores do nosso País. Integrante da Academia Brasileira de Letras desde 2003 e ganhador do prêmio Jabuti por três vezes, Scliar foi um ícone da literatura gaúcha, brasileira e latino-americana", declarou a presidente.

Scliar havia sofrido um AVC na madrugada de 16 de janeiro enquanto se recuperava de uma cirurgia no intestino. De acordo com a assessoria de imprensa do hospital, o escritor morreu à 1h, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Moacyr Jaime Scliar nasceu em 23 de março de 1937, em Porto Alegre. Era casado com Judith, com quem teve um filho, Roberto. Seus pais, José e Sara Scliar, oriundos da Bessarábia (Rússia), chegaram ao Brasil em 1904. Formado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, era especialista em Saúde Pública e Doutor em Ciências pela Escola Nacional de Saúde Pública, tendo exercido a profissão junto ao Serviço de Assistência Médica Domiciliar e de Urgência.

Nenhum comentário: