quinta-feira, julho 21, 2011

Charge publicada em jornal de Murdoch causa polêmica no Twitter

21/07/2011 - 17h01

Em São Paulo

Nesta quinta-feira, o jornal britânico “The Times of London”, que pertence ao conglomerado de mídia do magnata Rupert Murdoch, publicou uma polêmica charge que causou alvoroço no Twitter, onde foi reproduzida por Katharine Viner, editora do “The Guardian”. As informações são do blog This Just In, da CNN.

O desenho, intitulado “Prioridades”, retrata crianças somalis desnutridas, e uma delas diz: “I’ve had a bellyful of phone-hacking” (em tradução livre, “estou com a barriga cheia de escutas telefônicas”). Há alusão a dois acontecimentos atuais -- de um lado, o escândalo deflagrado no jornal “News of the World”, de Murdoch, cujos funcionários usavam grampos ilegais para obter informações em primeira mão sobre celebridades, políticos, etc., e, de outro, a maior seca das últimas cinco décadas na região do Chifre da África, que deixou milhares de crianças desnutridas.

Fato é que os meios de comunicação do mundo inteiro têm dado grande destaque à crise no império do magnata em detrimento de outros acontecimentos tão importantes quanto, mas, após Katharine Viner reproduzir a charge no microblog e pedir a opinião dos usuários, alguns mencionaram uma tentativa de fazer com que os leitores desviem a atenção do escândalo, que atinge até David Cameron, premiê britânico.

“Alguém mais acha que esta charge faz parte de uma estratégia da Edelman?”, opinou Emma Gilbey Keller, que é casada com Bill Keller, editor do “The New York Times”. Ela faz referência à empresa de relações públicas contratada por Murdoch para reparar os danos à imagem causados pelo escândalo dos grampos ilegais.

Já o escritor Alex Alvarez chamou o desenho de “potencialmente ofensivo”. “Existem vários meios para lidar com um escândalo dessa dimensão, alguns menos aconselháveis que outros. Divulgar um pedido de desculpas público pelos erros e maus julgamentos? É uma boa ideia. Dialogar com os indivíduos responsáveis? Geralmente funciona”, escreveu. “Publicar uma charge ofensiva e de mau gosto fazendo alusão a sérias alegações e à pobreza extrema? Isso quase nunca funciona.”

Ele concorda, no entanto, que é preciso dar mais atenção à crise na Somália e na região do Chifre da África. “Talvez o ‘The Times of London’ possa mudar o rumo e fazer doações às associações encarregadas de cuidar das crianças desnutridas, ou publicar reportagens sobre a pobreza em vez de oferecer editoriais sem tato que só contribuem para uma reflexão pobre.”

Andar e mascar chiclete ao mesmo tempo

Anna Holmes, fundadora do blog jezebel.com, voltado ao público feminino, acredita que a fome no Chifre da África não tem tido o devido destaque e, nesse sentido, concorda com a charge. “A mídia pode andar e mascar chiclete ao mesmo tempo. Ela pode falar sobre grampos e fome.”

O crítico da mídia Jeff Jarvis, professor de Jornalismo e criador do blog BuzzMachine, tuitou simplesmente: “ai, Deus. As tropas de Murdoch não têm limites”.

*Com informações do This Just In



Nenhum comentário: