terça-feira, novembro 08, 2011

Lenda do boxe, Frazier inspirou Rocky, esteve em Simpsons e foi até astro de games

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Joe Frazier morreu na madrugada desta terça e encerrou uma história de muito sucesso esportivo. Campeão olímpico e mundial, protagonista de algumas maiores lutas do boxe e lenda dos ringues, ele também fez sucesso como pop star. Apesar de ter sofrido com problemas financeiros após a aposentadoria, ele inspirou o personagem Rocky, esteve entre os Simpsons e foi até astro de games de sucesso.

A importância de Frazier fora dos ringues se deve ao que ele fez sobre eles. O norte-americano foi campeão olímpico dos pesos-pesados em 1964, em Tóquio, e ganhou seu primeiro título mundial em 1970, contra Jimmy Ellis.

Seus grandes momentos, no entanto, foram contra Muhammad Ali. Ele quebrou a invencibilidade do rival em 1971 e só perdeu o cinturão dois anos depois, contra ninguém menos que George Foreman. Sua tentativa de retorno ao topo do mundo se deu de novo contra Ali.

Frazier encarou um dos maiores boxeadores da história em 1974 e perdeu. A rivalidade entre os dois aumentou. Ali chamava o adversário de “Uncle Tom”, gíria pejorativa usada para negros que supostamente se submetiam ao domínio dos brancos.

A decisão entre eles aconteceu nas Filipinas, em Manilla. O combate sangrento terminou com uma vitória apertada de Ali que depois viraria um documentário sobre a rivalidade entre os dois: “Thrilla in Manilla”. Depois disso, Frazier ainda perderia de novo para George Foreman e faria uma luta de despedida em 1981 contra Floyd Cummings.

Sua história, ou parte dela, foi parar no cinema. Frazier foi um dos vários boxeadores (como Rocky Graziano, George Foreman e o próprio Ali) que inspiraram Sylvester Stallone a criar o personagem Rocky, do filme homônimo que ganhou o Oscar de Melhor Filme em 1976.

Nenhum comentário: