domingo, junho 30, 2013

REVIRAVOLTAS

Para assegurar a atenção total do leitor ou espectador, o romance e a jornada esportiva precisa de reviravoltas.
O que não faltou no Grande Prêmio da Inglaterra.
O circuito de Silverstone é chamado de “templo” do automobilismo. Não à toa. Foi onde começou a Fórmula 1, nos anos 1950. Nesse ano, o campeonato tinha apenas seis corridas: além da Grã-Bretanha, havia Mônaco, Suíça, Bélgica, Itália e as 500 Milhas de Indianápolis. Até hoje, os vencedores das etapas em questão colocam o nome em uma restrita lista de notáveis.
Nico Rosberg seu deu muito bem, ontem. É certo que a vitória lhe caiu no colo, com o surpreendente abandono de Sebastian Vettel (a principal reviravolta), com problemas no câmbio. Mas precisou contar com bastante talento para resistir à pressão de Mark Webber – que também poderia ter recebido a bandeira quadriculada em primeiro, por causa de seu desempenho espetacular ao longo das 52 voltas da prova.
Análises do que ocorreu em Silverstone concentram-se no “caos dos pneus estourados”. De fato, a Pirelli tem muitas explicações a dar. Felipe Massa, Lewis Hamilton, Jean-Éric Vergne e Sérgio Pérez (duas vezes) curiosamente tiveram o mesmo pneu esquerdo traseiro destroçado sem qualquer motivo aparente. Situação que atrapalhou demais Hamilton e Massa. O britânico liderava o pelotão, acabou indo parar em último depois de resolver o problema, recuperou-se bem e chegou em quarto.
O brasileiro certamente vivenciou a melhor largada de sua carreira. Antes das luzes vermelhas se apagarem, ele se encontrava em 11º. Depois da “briga de foice” inicial por posições, já era o quinto. Sem dúvida alguma teria ido parar no pódio – assim como Hamilton.
De qualquer maneira, Mark Webber teria de fazer parte da comemoração. Foi sua melhor corrida em muito tempo. Quem assistiu à corrida o viu se dar mal na largada. Partiu em quarto, foi abalroado por Romain Grosjean e despencou para o 15º posto. A partir de então, paciente e determinado, ganhou uma posição atrás da outra, com a faca nos dentes e sangue nos olhos, e mostrou que é um dos melhores pilotos de sua geração. Já anunciou que deixará a Fórmula 1 para correr na Endurance, pela qual disputará as 24 Horas de Le Mans. Deixará como ótima lembrança espetáculos como o que propiciou na Inglaterra. A principal categoria do automobilismo – que sem dúvida alguma não lhe sentirá a ausência – só tem a perder.
Para arrematar: a Pirelli tem não pode protagonizar vexames como os apresentados durante a corrida. Estouros de pneus em retas de alta velocidade são um perigo. Por sorte, os pilotos vitimados por essa falta de sorte souberam administrar a falta de sorte e evitaram consequências mais sérias.

Essa parceria com a fornecedora de pneus deve ser repensada. Com urgência e emergência.

Nenhum comentário: