sábado, maio 17, 2008

Governador da Bahia decreta luto de 3 dias por Zélia Gattai


Heliana Frazão

Direto de Salvador
Assim que soube da morte da escritora Zélia Gattai, 91, ocorrida nesta tarde, o governador da Bahia, Jaques Wagner, transmitiu, por meio da sua assessoria, o seu sentimento de pesar à família da escritora, e decretou luto oficial no estado por três dias.

Outro que demonstrou tristeza pelo falecimento da escritora, foi o senador Antonio Carlos Magalhães Júnior.

"Jorge e Zélia formavam um casal perfeito e projetaram a Bahia para todo o mundo. Então, nós temos uma grande dívida de gratidão para com ambos. A morte de Zélia é profundamente lamentável. Estou pessoalmente muito sentido, gostava muito de tanto de um quanto de outro", afirmou.
Já o seu filho, o deputado federal e líder do Democratas na Câmara, ACM Neto disse que a Bahia perde um exemplo de mulher inteligente, que amou Jorge Amado e aprendeu a amar a Bahia. "Mas, sobretudo, perde uma mulher que ajudou a projetar a nossa cultura e a riqueza do nosso povo. Zélia deixa uma lacuna em nossa história, em nossos corações", concluiu Neto.
De acordo com o médico da família, Jadelson Andrade, a viúva de Jorge Amado morreu de parada cardiorrespiratória, depois de evolução do quadro de choque circulatório.
A viúva do também escritor Jorge Amado estava internada desde o dia 30 de março com problemas renais, provocados por uma infecção urinária.
A morte de Zélia aconteceu às 16h30 e foi divulgada à imprensa pelo filho João Jorge, que recebeu a notícia logo depois que chegou ao Hospital da Bahia.
O corpo de Zélia Gattai está na capela do Hospital e será cremado neste domingo, no cemitério Jardim da Saudade, no bairro de Bortas, por decisão da família.
As cinzas serão espalhadas na antiga casa do Rio Vermelho, da mesma forma como foi feito com os restos mortais do também escritor Jorge Amado.

Nenhum comentário: