terça-feira, setembro 14, 2010

Messi faz dois, perde pênalti e Barcelona derrota Panathinaikos por 5 a 1

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Tudo não passou de um susto. Nesta terça-feira, o Panathinaikos deu a impressão de que roubaria a cena no estádio Camp Nou, mas o Barcelona fez valer sua superioridade em campo e derrotou a equipe grega por 5 a 1, de virada, na primeira rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões. Lionel Messi foi o destaque do duelo ao marcar duas vezes, perder um pênalti, acertar a trave duas vezes e dar belo passe para Daniel Alves fechar o placar. Na outra partida do grupo D, o Copenhague derrotou o Rubin Kazan por 1 a 0.
O Barcelona iniciou a partida com pressão total sobre o time grego. Aos 3min, Pedro cruzou da direita, Messi cabeceou e Tzorvas fez grande defesa. O goleiro do Panathinaikos salvou a equipe mais uma vez quatro minutos depois. Após boa troca de passes, Iniesta ajeitou para Xavi bater e o arqueiro espalmar.
Acuado na defesa, o Panathinaikos apenas observava o Barcelona trocar passes. Aos 12min, Messi tabelou com Villa e chutou de fora da área, para defesa de Tzorvas. Os donos da casa buscavam criar jogadas principalmente pelo lado direito, com boa participação do lateral Daniel Alves.
Villa chutou para fora aos 14min e foi travado por Boumsong aos 17min. O Barcelona multiplicava suas chances de perigo, mas sofreu um golpe. Em sua primeira – e única - finalização no primeiro tempo, o Panathinaikos abriu o placar. Aos 20min, Govou recebeu passe de calcanhar de Cissé e tocou na saída do goleiro Victor Valdés, surpreendendo a torcida presente ao Camp Nou.
O time grego mal teve tempo para comemorar a vantagem. Dois minutos depois, Xavi fez um lançamento preciso para Messi completar de esquerda e igualar. O domínio do Barcelona continuou e, aos 33min, veio a virada. Após escanteio cobrado por Xavi, Busquets desviou de cabeça e Villa mandou para as redes.
Messi quase ampliou aos 43min. O atacante acertou o travessão após receber passe de Xavi. O argentino, porém, ainda teria tempo para deixar sua marca antes do intervalo. Em bela trama do ataque blaugrana, em sequência de toques de primeira, Messi tocou no canto de Tzorvas para fazer o terceiro aos 45min.
Para se ter uma ideia do domínio do Barcelona, o time espanhol teve 75% da posse de bola nos 45 minutos iniciais, com onze finalizações. Na segunda etapa, o Barcelona continuou com o jogo sob seu controle.
Aos 8min, Kanté derrubou Messi dentro da área. Era a chance de o atacante argentino fazer seu terceiro gol, mas ele bateu mal e Tzorvas defendeu a cobrança de pênalti. Pedro driblou o goleiro do Panathinaikos aos 14min, mas ficou sem ângulo e desperdiçou outra oportunidade para fazer o quarto.
Com o adversário batido, o Barcelona diminuiu o ritmo, mas chegou ao quarto com facilidade. Aos 33min, Messi chutou sem ângulo; a bola bateu nas duas traves e Pedro teve pouco trabalho para marcar. Tzorvas evitou o quinto ao espalmar um chute do atacante argentino aos 36min.
Nos acréscimos, Messi completou sua grande atuação com uma assistência para Daniel Alves, que desviou de cabeça para fazer o quinto e fechar o placar. A estreia do Barcelona na Liga dos Campeões não poderia ser melhor.

Nenhum comentário: