domingo, setembro 12, 2010

Viagem ao Brasil dos Anos Dourados

Mais de 50 mil imagens do jornal Última Hora são reunidas em rico acervo digital sobre a história do país nos anos 50 e 60

Na década de 1950, o jornal carioca Última Hora inovou ao encher suas páginas de imagens, algo incomum para a imprensa da época.

Para ilustrar suas matérias, a equipe do periódico produzia centenas de fotos e ilustrações, e apenas algumas delas eram aproveitadas na edição final, o que gerava uma “sobra” de cerca de 400 imagens por número.

Com o tempo, o arquivo iconográfico do jornal se tornou um registro único da história do Brasil nas décadas de 1950 e 1960, e é justamente este acervo que o Arquivo Público do Estado de São Paulo coloca agora à disposição para consulta gratuita na internet. A instituição acaba de lançar uma galeria virtual que reúne cerca de 54.600 fotografias e 1.200 ilustrações publicadas ao longo dos 20 anos de existência do Última Hora, que circulou entre 1951 e 1971.

O acervo pode ser acessado no endereço eletrônico www.arquivoestado.sp.gov.br/uhdigital, onde o internauta vai encontrar desde fotos de atores e jogadores de futebol que fizeram sucesso na década de 1960, até caricaturas de Joseph Stalin, Adolf Hitler e Mahatma Gandhi. O ponto alto da coleção, no entanto, são as fotografias e charges que registram o agitado ambiente político brasileiro da década de 1950, quando o Última Hora desempenhou um papel importante na guerra midiática travada entre Carlos Lacerda e Getúlio Vargas. O jornal era o veículo mais alinhado com o projeto do presidente da República, e serviu como porta-voz dos getulistas na disputa com a Tribuna da Imprensa, de Lacerda.

Nenhum comentário: