sábado, junho 25, 2011

Com maratona de títulos, Don King volta a ser Don King

EDUARDO OHATA
DO PAINEL FC

Após amargar os últimos anos no papel de coadjuvante, o bombástico empresário promotor americano Don King retoma hoje seu lugar sob os holofotes ao promover uma maratona de títulos mundiais no Missouri (EUA).

Abre a programação, que não terá preliminares, quatro disputas de cinturões mundiais. Uma delas, que vale o título ''de prata'' dos pesados, funciona, na prática, como uma eliminatória pelo cinturão dos pesos-pesados.

Na luta de fundo, o argentino Lucas Matthysse, um demolidor com 26 nocautes em 28 vitórias, pega o ex-campeão mundial Devon ''The Great'' Alexander, dos EUA.

A programação passa a ser transmitida, ao vivo para o Brasil, neste sábado à noite, a partir das 22h45, pelo canal ESPN.

Além da luta de fundo, a ESPN exibe a eliminatória dos pesados Bermaine Stiverne e Ray Austin e a defesa do título meio-pesado de Tavoris Cloud contra Yusaf Mack, o primeiro do ranking.

A última aparição de King foi ao lado do nicaraguense Ricardo ''El Matador'' Mayorga que confirmou o papel de azarão ao desafiar Miguel Cotto, pupilo de Bob Arum, um dos maiores rivais de King, ao perder por nocaute.

Outra aparição, discreta, de King este ano foi no torneio eliminatório de galos.

Para encaixar seu atleta, Joseph King Kong Agbeko no torneio, King teve de pedir à rede de TV que fez o evento. E amargou ter de dividir o palco com outros promotores: Oscar ''Golden Boy'' De La Hoya, Gary Shaw e Thompson Boxing Promotions.

Mas hoje, Don King volta a ser a figura central em uma promoção com aquela que era a sua marca registrada há alguns anos: a maratona de combates por cinturões.

''Significa muito para mim comemorar 80 anos [ainda este ano] e ter um presente de aniversário como esse. Você põe esses jovens juntos e dá uma oportunidade para eles se apresentarem para o mundo'', comemora King. ''Apenas na America [isso é possível], apenas na America.''

Nenhum comentário: