segunda-feira, junho 13, 2011

Primeiro-ministro inglês ataca e chama a eleição da Fifa de farsa

13/06/2011 - 08h28
Das Agências Internacionais
Em Londres (ING)


O primeiro-ministro da Grã-Bretanha, David Cameron, descreveu a recente eleição da Fifa como uma farsa e afirmou que a entidade atingiu seu nível mais baixo. As declarações acontecem após Joseph Blatter ser re-eleito como candidato único depois do presidente da confederação asiática, Mohammed Bin Hamman, desistir da disputa por causa de denúncias de corrupção.

A série de escândalos que se abateu sobre a Fifa às vésperas da eleição fez com que a federação inglesa tentasse adiar a votação até apuração das denúncias. Sem sucesso, os ingleses resolveram se abster do pleito.

“A reputação da Fifa é a mais baixa de todos os tempos e obviamente uma eleição com apenas um candidato não é nada além de uma farsa. É preciso ser mais transparente” criticou o premiê no parlamento.

As relações da Inglaterra com a entidade máxima do futebol azedaram desde que o ex-predidente da FA, David Triesman, denunciou que membros da Fifa – entre eles o presidente da CBF, Ricardo Teixeira – pediram propina para votar no país como sede da Copa de 2018. A Rússia acabou sendo escolhida.

“Eles precisam provar que são capazes de fazer o trabalho, mas a mudança precisa vir de dentro do futebol e tenho certeza de que a FA quer ter um papel majoritário nesse processo”, explicou.

Sede da Copa de 2022, o Catar também teve sua candidatura questionada pela mídia, que afirmou que o país comprou o direito de receber o mundial. Blatter disse que a escolha da próxima sede será feita por todas as 208 associadas da Fifa ao invés do restrito grupo de 24 membros do comitê executivo.

Nenhum comentário: