sexta-feira, fevereiro 03, 2012

ESCOLA PARA QUÊ?

Vejo na internet que alguns dos grandes nomes da história contemporânea simplesmente não gostavam de ir para a escola.
Como diria a Magda, esse assunto é uma faca de dois legumes. Ninguém desconsidera a importância da educação formal. É o primeiro contato da criança com o mundo, por intermédio dos livros.
Hoje, com o avanço das tecnologias e a globalização exigindo que seus protagonistas se qualifiquem cada vez mais, a instrução básica (a alfabetização e seus processos subsequentes), é imprescindível que a pessoa se torne uma criatura dotada de intelecto suficiente para compreender tudo o que deve ser aprendido nas mais diversas áreas do conhecimento.
Mas, como para tudo há um porém, existem pessoas que acabam adquirindo determinado tipo de inteligência sem a necessidade de sentarem-se em uma carteira escolar.
Vejam o caso dos grandes jogadores de futebol. Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, Zico, Roberto Dinamite, Romário e tantos outros deixaram as tabuadas e gramáticas de lado e foram tratar de se estabilizar na vida.
Mas eles fazem parte de uma minoria. Como fazemos parte de uma meritocracia, o importante mesmo, para qualquer pessoa, "é comer livro". Há de fato inteligências que, de uma forma ou de outra, não cabem em uma sala de aula. No entanto, alguns "sacrifícios" em nome do desenvolvimento deste país devem ser feitos de bom grado.

Nenhum comentário: