segunda-feira, fevereiro 06, 2012

SALVADOR EM TRANSE

Faz alguns dias em que Salvador amanhece pegando fogo. Mas não por causa dos preparativos para o Carnaval, como vem acontecendo aqui em São Luís.
A capital baiana virou um barril de pólvora por causa da greve da Polícia Militar. Por essa razão, a segurança pública de lá virou do avesso, com o aumento absurdo de casos de violência. Até agora, por exemplo, mais de 80 pessoas foram assassinadas. Como se não bastasse, os PMs, revoltados, ocuparam a Assembleia Legislativa local.
O mesmo aconteceu aqui, ano passado. Os militares, contando com a benevolência do Governo do Maranhão e do senhor Arnaldo Melo, ocuparam o Palácio Manoel Bequimão por mais de uma semana. A invasão absurda e a retirada sob negociação ocorreram de forma pacífica. Já na Bahia a tendência é de que o Exército expulse os paredistas, se possível sem hostilidades, mas se não pode ser à força que não vai ter problema.
Greves são importantes, sem a menor sombra de dúvida. Se bem conduzida, servem como instrumento de diálogo entre empregados e empregadores - ou os representantes destes. Agora, quando são utilizadas para bagunçar o coreto, as consequências desabam na cabeça de quem não tem nada a ver com a querela - o povão.
Esperemos que o desastre ocorrido na Bahia se resolva da melhor maneira possível.

Nenhum comentário: