sexta-feira, abril 20, 2012

Em baixa em 2012, Vettel não decola após bicampeonato na F-1. Saiba por quê

20/04/2012 - 14h00
Do UOL, em São Paulo

Atual bicampeão mundial de Fórmula 1, Sebastian Vettel deixou o centro das atenções da categoria com um começo discreto na temporada 2012. Após bater uma série de marcas expressivas no ano passado – o alemão se tornou o mais jovem a levantar a taça duas vezes, além de ter conseguido 15 poles positions ao longo do campeonato, batendo o recorde anterior, que pertencia a Nigel Mansell – o piloto da Red Bull não tem conseguido exibir um bom desempenho neste ano.
Em 2012, a F-1, mais equilibrada, já teve três vencedores em três corridas – Jenson Button, Fernando Alonso e Nico Rosberg subiram ao lugar mais alto do pódio, enquanto Vettel, que conseguiu pontuar em somente duas provas, aparece apenas na quinta colocação no Mundial de Pilotos. Além do desempenho inferior ao dos últimos anos, confira abaixo os motivos que tiraram o alemão da Red Bull dos holofotes da Fórmula 1.

Trajetória de Sebastian Vettel

PERDA DA PACIÊNCIA - Sebastian Vettel foi apenas o 11º no GP da Malásia. Durante a prova, o alemão perdeu a cabeça com Narain Karthikeyan. Ao tentar ultrapassar o rival, então retardatário, os dois se tocaram e o piloto da Red Bull teve de ir para os boxes reparar os danos em seu bólido. Vettel mostrou o dedo do meio para o indiano durante a prova e, depois, ainda alfinetou o rival: “Como nas estradas normais, há idiotas dirigindo por aí”. Karthikeyan respondeu: “Não esperava que ele fosse um bebê chorão”.

RED BULL SEM DESEMPENHO - Em 2009, quando a Brawn GP surpreendeu a todos com o título, a Red Bull passou a andar entre as primeiras colocadas e colocou-se entre as grandes da F-1. O crescimento se consolidou nas temporadas seguintes, com o bicampeonato de Construtores e de Pilotos, com o próprio Sebastian Vettel. Neste ano, no entanto, com a proibição do difusor soprado no escapamento – ponto forte da escuderia no ano passado – a equipe ainda não venceu e está a 24 pontos da liderança.

RESSURGIMENTO DE MARK WEBBER - Desde 2009, quando virou companheiro de Mark Webber na Red Bull, Sebastian Vettel nunca terminou atrás do colega no Mundial. Nesta temporada, no entanto, o australiano é o quinto na classificação, com 36 pontos, oito a mais do que o alemão. Webber apresenta maior regularidade – foi o quarto colocado e pontuou em todas as provas, enquanto Vettel zerou na Malásia – e foi o último a vencer uma corrida com a escuderia – no GP do Brasil do ano passado. Por isso, a Red Bull deve optar pelo escapamento preferido pelo australiano.

LEWIS HAMILTON E MCLAREN NA LIDERANÇA - A McLaren é a única equipe com dois pilotos que já foram campeões: Lewis Hamilton, em 2008 pela equipe, e Jenson Button, em 2009 pela Brawn. No entanto, no Mundial de Construtores, a equipe vive um tabu: não levanta a taça desde 1998. Neste ano, porém, a escuderia dá mostras de que poderá reverter o quadro: já abriu 24 pontos de vantagem sobre a Red Bull, e Hamilton e Button ocupam as duas primeiras colocações no Mundial de Pilotos, atraindo o foco da mídia internacional.

OUTRO ALEMÃO EM DESTAQUE - Em 2011, Sebastian Vettel foi, por muito, o melhor alemão da F-1 – fez 392 pontos e ficou com o título, enquanto Nico Rosberg, o segundo piloto do país no ano, apareceu em sétimo, com 89. Nesta temporada, no entanto, o competidor da Mercedes tem 25 pontos, três a menos do que o compatriota, e está somente uma posição atrás do bicampeão. Além disso, Rosberg vem de vitória no GP da China, o que Vettel ainda não conseguiu esse ano. Por isso, as atenções da mídia alemã têm se dividido entre os dois.

Nenhum comentário: