sábado, setembro 01, 2012

São Luís: suas avenidas em seu contexto histórico


Conheça a história de algumas avenidas da capital maranhense.


Imirante.com
01/09/2012 03h17

SÃO LUÍS – Para ver de perto a Praça Gonçalves Dias (também chamada de Praça dos Amores) e a Praça Maria Aragão, você provavelmente irá cruzar a Avenida Beira-Mar (antiga Avenida Jaime Tavares). Curtir o pôr do sol da Ponta d’Areia então, só passando pela Avenida dos Holandeses. E em um tour pela Avenida Daniel de La Touche, você descobre diversos bares, restaurantes, supermercados e pontos de encontro.

Em comemoração aos 400 anos de São Luís, oImirante.com apresenta algumas histórias das avenidas mais trafegadas da capital.

Avenida Beira-Mar

A Avenida Beira-Mar, antes do atual nome, já foi Praia do Poço, Cais da Sagração, Magalhães de Almeida, 5 de Julho e Praia do Acaju. Em maio de 1953, a lei municipal nº 389 atribuiu ao local o nome do ex-prefeito de São Luís, Jaime Tavares. Engenheiro, Dr Jaime Tavares foi prefeito da capital no período de construção da Avenida.

Avenida Camboa

Anteriormente conhecida como Avenida Camboa do Mato, nesta avenida existiu a Companhia de Fiação e Tecidos Coimbra, inaugurada em 1º de Janeiro de 1890 pelo governador Pedro Augusto Tavares Júnior. Este ficou apenas 17 dias no governo, de 17 de dezembro de 1889 a 3 de janeiro de 1890.

Avenida Daniel De La Touche

Daniel de La Touche, o Senhor de La Ravardière. Nomeado pelo rei Henrique IV, foi o chefe da expedição que em 1612 viria fundar a França Equinocial em terras do Maranhão, dando inicio à cidade com a construção do forte de São Luís.

Avenida dos Franceses

Do Apeadouro ao Tirirical, a avenida dos Franceses nasce na avenida Getúlio Vargas, seguindo até a avenida Guajajaras. Seu nome é uma homenagem aos franceses que se estabeleceram aqui no Maranhão, a partir de 1594, como: Francisco de Razilly, fidalgo e Senhor de Ounelles e Razilly e Nicolau de Harley, fidalgo e Senhor de Sancy, por exemplo.

Avenida dos Holandeses

Da avenida Ana Jansen (onde está localizada o Sistema Mirante de Comunicação) a avenida do Turu, no bairro do Olho d’Água, segue a avenida dos Holandeses. Os holandeses, em questão, invadiram o Estado em 25 de novembro de 1641, comandados pelo coronel Koin Anderson e saquearam a cidade. Entre outros feitos, foram homenageados com uma avenida.

*Com informações retiradas do livro Caminhos de São Luís (ruas, logradouros e prédios históricos) do historiador Carlos de Lima.




Nenhum comentário: