quarta-feira, agosto 27, 2008

Mas os seus cabelos...


Por ERIKA GONÇALVES, filha de Vani e Beto


Não é porque a preocupação aumentou quando você descobriu que seria mãe que vai se descabelar, né? Porque durante a gravidez muitas mulheres deixam de cuidar dos cabelos; afinal, é tanta coisa pra cuidar! E ainda tem o risco de tingir, a vontade de cortar depois do parto... Você não precisa mesmo ser uma supermulher e dar conta de tudo. Mas como a vaidade faz parte da feminilidade, não custa lembrar que além de mãe, você não deixou de ser mulher. Então descole um tempinho e dê um trato nas madeixas, seguindo os conselhos a seguir:

Queda de cabelo

Uma grande vantagem das grávidas é que durante a gestação a queda de cabelo diminui por causa da progesterona, hormônio cuja principal função é preparar o interior do útero para receber o ovo fecundado. Como resultado os cabelos ficam mais bonitos e volumosos. Porém, três meses após o parto há uma queda intensa de cabelo. Isso tende a se normalizar depois de um ano.

Tintas no cabelo

Quanto a pintar ou não os cabelos, as informações são muito limitadas, e é por isso que muitos médicos recomendam evitar o uso de tinturas pelo menos nos três primeiros meses de gestação. Existem 3 tipos de tinturas capilares:

- Temporárias: são aquelas que apenas se depositam no fio dando brilho, luminosidade e são removidas com a lavagem. Não são absorvidas e podem ser usadas durante a gestação.

- Semi-permanentes: podem ser de dois tipos: Natural (Hennas) e Sintéticas - são absorvidas e tem risco provocar dermatites. São aquelas que vão saindo com várias lavagens. Por precaução é recomendado que sejam usadas apenas a partir do 4º mês de gestação.

- Permanentes: penetram na estrutura do cabelo e estudos mostram a presença de substâncias na urina após 24 horas da aplicação da tintura.

“Também podem causar reações alérgicas e como não tem estudos conclusivos de sua segurança durante a gestação, só podem ser utilizadas a partir do 4◦ mês”, afirma a dermatologista Solange Pistori Teixeira.Não misturar cores evita a formação de compostos químicos prejudiciais e o uso de tinturas com acetato de chumbo e amônia está totalmente proibido, mas o fundamental é sempre ouvir a opinião do médico.

Como as semi-permanentes e os tonalizantes estão liberados, aqui vão alguns produtos recomendados, que você pode usar sem medo:- Direct Color e Semi Color, Keune; - Diacolor Richesse, Dédicace e Casting, L′Oréal; - Soft Color e Color Charm, Wella.

Nenhum comentário: