sábado, janeiro 10, 2009

Choque de cometa pode ter gerado gêiseres em lua de Saturno


Richard A. Lovett


O impacto de um cometa, ocorrido há milhões de anos, pode ter ajudado a desencadear os acontecimentos que criaram os gigantescos jatos, similares a gêiseres, de Encélado, lua glacial de Saturno, disseram cientistas em dezembro. A descoberta se deu por meio de fotos tiradas em vôos recentes à lua da nave Cassini da Agência Espacial Americana (Nasa).

"Esses dois vôos, em agosto e outubro, tinham como alvo lugares específicos nas regiões de onde vinham os jatos," disse Carolyn Porco, do Instituto de Ciência Espacial de Boulder, do Colorado, e líder da equipe de imagens da nave Cassini.

Os vôos de curta distância deram aos cientistas as imagens mais detalhadas até agora das "listras de tigre" da lua, longas rachaduras conhecidas por serem fontes dos jatos.


Centros de expansão


As novas fotos revelam um terreno fraturado notadamente similar à dorsal oceânica da Terra, disse Paul Helfenstein, da Universidade Cornell, em um encontro do Sindicato Americano de Geofísica em São Francisco, na Califórnia.

Na Terra, a dorsal submarina representa "centros de expansão" onde a crosta está se fraturando, permitindo que o magma chegue à superfície. Diferentes da solitária dorsal oceânica terrestre, as listras de tigre aparecem como linhas mais ou menos paralelas. Elas são, inclusive, entrecruzadas por traços que se assemelham às falhas geológicas que separam a dorsal oceânica em blocos.

Nenhum comentário: