terça-feira, agosto 23, 2011

A Árvore da Vida

chip hazard

Já que o filme é todo desamarrado, capenga, um amontoado de situações, não vou me dar ao trabalho de pensar num texto, mesmo que seja um texto ligeiro de blog, sobre A Árvore da Vida. Sobre ele, só alguns aforismos e pensamentos jogados.

1) Malick conseguiu liberar de vez suas tendências new age (muito mais pra Enya do que pra Andreas Vollenweider) e realizou um dos filmes mais bregas do mundo. Como se não bastasse, nos apresenta um desfecho que deixa tudo que havíamos visto até então elegante e discreto em comparação.

2) O prêmio em Cannes pode representar um cheque em branco para que Malick continue nessa linha, e pode criar também alguns monstrengos horrorosos, mais defeituosos que os filhos do Dogma. Que São Mizoguchi nos ajude a escapar deste tormento.

3) O filme tem um trabalho de câmera que poderia ser interessante, mas raramente é. Profusão de contra-plongées, como se tratasse os homens como árvores. Ou é o ponto de vista de um cão (sem ser a famigerada câmera canina)? Câmera apontando para o céu, que é para onde Malick quer ir o tempo todo. Infelizmente para ele, a convenção pede que desça à Terra, que seja mortal por alguns minutos.

4) A Árvore da Vida é refilmagem de Baraka, mas queria ser uma refilmagem séria de O Sentido da Vida.

5) Terrence Malick queria ter nascido Carl Sagan, mas não passa de um Kenny G.

6) E agora, terei de rever os filmes anteriores de Malick? Bom, Além da Linha Vermelha eu nem preciso, porque dele eu nunca gostei. Terra de Ninguém e Cinzas no Paraíso cresceram quando os revi, por volta de 2004. Como o prazo de validade venceu, é bem possível que eu me decepcione. Mas espero que não.

7) As pessoas sairam da sessão no Arteplex reclamando que não entenderam nada, e que o filme seria uma porcaria por causa disso. É um engano comum rejeitar o que não se entende. Não é esse o problema. Ainda mais, como querer entender plenamente um filme que fala, entre outras coisas, da falta de sentido da vida?

8) Folhas balançando ao vento, câmera debaixo d'água mais uma vez, imagens encomendadas pela National Geographic. O que diabos o pessoal está vendo nesse filme? O que diabos o pessoal tem visto para achar graça nesse filme?

9) Personagem extremamente desagradável o do Brad Pitt. E o ator não dá conta de seu caráter demasiado humano. Talvez seja até isso que deixe o personagem desagradável. Enquanto Pitt estava ali pensando em como iria fazer a cena, Malick provavelmente estava distante, falando com plantas.

10) Mais de duas horas sentado na sala de cinema para sair com a impressão de ter acabado de ver um gigantesco trailer.

Se o leitor pensa que estou raivoso demais, espere só para ler o que vou escrever sobre Melancolia(isso se eu não me autocensurar).

Nenhum comentário: