sábado, agosto 13, 2011

"Grave violação"

O ministro José Eduardo Cardozo classificou como "grave violação à dignidade dos presos" o vazamento de fotos de envolvidos na Operação Voucher da PF sem camisa e segurando um papel com seus nomes e outros dados pessoais. O titular da Justiça disse ter conversado com Cezar Peluso, presidente do Supremo e do CNJ, que se ocupa da questão carcerária. Sobre o fato de que o ex-deputado Colbert Martins e o ex-presidente da Embratur Mário Moysés, cujas fotos foram divulgadas, nem mesmo serão denunciados, por falta de elementos para tanto, Cardozo disse que "denunciados ou não, isso não poderia ter ocorrido". "Nem que fossem condenados", completou.

O que diz a lei No entender de juristas, o vazamento de fotos dos detidos configura, dada a característica das imagens, abuso de autoridade e constrangimento ilegal. Em tese, a PF deveria agora acionar o governo do Amapá, ao qual cabia a custódia dos suspeitos.

Caldeirão O caso das fotos, associado à notícia de que não haveria prova contra Colbert e Moysés, voltou a elevar a temperatura na base aliada. O episódio dificulta o esforço do governo para mostrar que tudo teria transcorrido segundo as regras com a operação da PF.

Eu não De Cardozo, voltando a negar que tenha sido informado na véspera sobre a operação: "Se alguém espera que eu cometa crime para controlar a execução de ordem judicial, está completamente enganado. Meu papel é zelar pelo cumprimento das leis. Jamais controlaria politicamente ações da PF, mas punirei com rigor eventual abuso de poder".

Coreto 1 Apeado da secretaria-executiva do Ministério da Agricultura na esteira de denúncias de corrupção, Milton Ortolan pediu adiamento de cerimônia, marcada para dia 19, em que receberia o título de cidadão emérito de Americana (SP). Os convites já haviam sido distribuídos pela Câmara.

Coreto 2 Ortolan, que tem relação antiga com o ministro Wagner Rossi, ocupou a Secretaria da Educação de Americana de 2009 até março de 2010. Deixou o cargo envolvido em suspeitas, entre elas a de favorecer um amigo para ministrar ensinamentos indianos aos professores da rede municipal.

Minha vez Cercado por repórteres numa feira literária em São Bernardo do Campo, Lula mal conseguia responder as perguntas, tantas eram as intervenções de Luiz Marinho, que estava a seu lado. Quando percebeu o incômodo dos jornalistas, o prefeito protestou: "Eu também quero falar um pouco!".

Devagar Em sintonia com Lula, Marinho e o presidente do PT paulista, Edinho Silva, passaram dias tentando arrancar dos parlamentares da corrente majoritária da sigla apoio público à pré-candidatura de Fernando Haddad na capital. Por ora, eles preferiram silenciar.

Quem sai... O PTB assedia os peemedebistas de 120 cidades paulistas que foram destituídos do comando partidário local pelo grupo do vice Michel Temer. Para atrair os dissidentes, a maioria ligada a Orestes Quércia, os petebistas filiaram um dos mais fiéis assessores do governador, Ademar Merlin, que agora apoia a organização da sigla no interior.

...e quem fica Na tentativa de impedir a saída de Andreia Quércia, hoje instalada na Coordenadoria de Juventude do governo de Geraldo Alckmin e também cortejada pelo PTB, aliados de Temer decidiram elegê-la presidente do "PMDB Jovem" da capital.

com LETÍCIA SANDER e FÁBIO ZAMBELI

tiroteio

"A faxina ética que Dilma prometeu parece ser mais uma 'limpeza étnica'. Conforme a cor partidária atingida, a atitude da presidente é mais ou menos incisiva."
DO DEPUTADO CHICO ALENCAR (PSOL-RJ), sobre os diferentes desdobramentos de escândalos nos Transportes (PR), Agricultura (PMDB) e Turismo (PMDB-PT).

contraponto

Ouro, prata ou bronze?

Em reuniões setoriais feitas para definir o texto final do plano plurianual de Geraldo Alckmin, os secretários eram orientados a focar nos programas centrais de cada pasta, apelidados de "medalhas" da gestão.
Chamado a discorrer sobre os projetos de sua secretaria, Rodrigo Garcia (Desenvolvimento Social) de início não atinou para o significado da expressão no glossário do PPA e perguntou:
-Governador, não entendi. A quantas medalhas eu tenho direito? Temos muita gente para premiar...

Nenhum comentário: