terça-feira, maio 24, 2011

Morre aos 97 anos o líder negro Abdias do Nascimento

24/05/2011 - 15h34

DE SÃO PAULO

Atualizado às 17h43.
Morreu na noite desta segunda (23), no Rio de Janeiro, o ativista do movimento negro Abdias do Nascimento, 97. Ex-deputado, secretário estadual e senador, Abdias foi também pintor autodidata, escritor, jornalista, poeta e ator.

Ele estava internado desde 15 abril no Hospital do Servidor do Rio de Janeiro e morreu de insuficiência cardíaca, segundo a assessoria de imprensa do hospital. Segundo Ivanir dos Santos, conselheiro do Ceap (Centro de Articulação de Populações Marginalizadas) e amigo pessoal de Abdias, o ativista foi internado por complicações de diabetes. Ainda não há informação sobre o horário do enterro.

Secretaria lamenta a morte do ativista Abdias do NascimentoVeja galeria de fotos de Abdias do NascimentoLeia, no acervo da Folha, entrevista concedida por Abdias do Nascimento em 2010

Sua defesa dos direitos humanos dos afrodescendentes lhe rendeu uma indicação ao Prêmio Nobel da Paz em 2010.

Em março deste ano, esteve entre as lideranças negras convidadas para o encontro com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, no Rio de Janeiro.

Na ocasião, Nascimento afirmou : "a visita do Obama é importantíssima para aprofundar as relações entre o Brasil e os EUA. O fato deles terem eleito um presidente negro é uma lição para o Brasil".

Foi dele a sugestão de instituir, em São Paulo, o Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro desde 2006.

Nenhum comentário: