terça-feira, maio 31, 2011

Na iminência de ser vendido, Brinco de Ouro completa 58 anos de vida

Este pode ser um dos últimos aniversários do atual estádio bugrino, que deve ser vendido

Campinas, SP, 31 (AFI) - Há exatos 58 anos, o Guarani inaugurava o estádio Brinco de Ouro da Princesa e dava um grande passo para se tornar um dos maiores clubes do interior paulista. O novo e moderno estádio para a época substituiu a então casa bugrina, que era localizada na Rua Barão Geraldo de Rezende, e conhecida carinhosamente como Pastinho. Este pode ser um dos últimos aniversários do atual estádio bugrino.

Há pelo menos quatro anos a diretoria negocia a venda do patrimônio para quitar as dívidas milionárias e ainda receber em troca uma arena multiuso, Centro de Treinamento e ainda uma quantia para investir na contratação de reforços. Há quem diga que a venda não passa de jogada política do presidente Leonel Martins de Oliveira, que promete em breve bater o martelo no que diz ser a única saída para a crise financeira do clube.

História
A ideia de uma nova casa para o Guarani surgiu em 1948, com o início do profissionalismo nos clubes do interior. Após uma campanha de fundos com os torcedores, o clube trocou o terreno do antigo Pastinho pela nova área no bairro Proença, onde viria a ser erguido o novo estádio.

O Estádio Brinco de Ouro da Princesa foi assim chamado quando o jornalista João Caetano Monteiro Filho, ao observar a maquete, comparou seu formato a um brinco e associou ao apelido carinhoso de Campinas - Princesa D'Oeste. A inauguração aconteceu no dia 31 de maio de 1953, com uma vitória do Guarani sobre o Palmeiras por 3 a 1. O autor do primeiro gol do estádio foi o meia bugrino Nilo, cobrando falta no gol de entrada.

O recorde de público do Brinco de Ouro foi registrado no dia 15 de bril de 1982. na ocasião, 52.002 torcedores assistiriram a derrota para o Flamengo por 3 a 2, em jogo válido pelas semifinais do Campeonato Brasileiro. Atualmente, por questões de segurança, a capacidade foi reduzida para 32 453 pessoas, de acordo com o Cadastro Nacional de Estádios de Futebol (CNEF) editado pela CBF em 15 de setembro de 2009.

Jogos memoráveis
O maior momento do estádio Brinco de Ouro sem dúvida foi na conquista do histórico título do Campeonato Brasileiro de 1978. Após vencer o Palmeiras por 1 a 0 no jogo de ida, na capital, o Bugre repetiu a dose e venceu em casa pelo mesmo placar no dia 13 de agosto, levando a torcida ao delírio com a conquista do feito inédito.

O estádio ainda recebeu outra final de Campeonato Brasileiro, em 1986, contra o São Paulo, mas esta não teve um final feliz. O primeiro jogo, no Morumbi, terminou empatado por 1 a 1, e na partida de volta bastava uma vitória para o Bugre sagrar-se bicampeão brasileiro. Mas houve empate por 1 a 1 no tempo normal, e 2 a 2 na prorrogação, com o gol de empate tricolor sendo marcado pelo ídolo bugrino Careca no último minuto. Nos pênaltis, o time paulistano levou a melhor e venceu por 4 a 3, festejando seu segundo título nacional diante de um público de 37.370 torcedores.

Dois anos depois, o Guarani voltaria a amargar um vice-campeonato em pleno Brinco de Ouro, desta vez pelo Campeonato Paulista. O adversário da decisão foi o Corinthians, e o jogo de ida, no Morumbi, ficou no empate por 1 a 1. Na segunda partida, no Brinco de Ouro, o Bugre perdeu por 1 a 0, na prorrogação, com um gol do jovem Viola, e ficou com o vice-campeonato.

Fim de uma Era?
Atualmente o estádio vem sofrendo com o abandono das últimas administrações e apresenta diversos problemas estruturais. Antes do Campeonato Brasileiro do ano passado, a atual diretoria fez alguns retoques, pintando as arquibancadas e reformando o gramado. No entanto, o próprio clube evita fazer novas e profundas intervenções, uma vez que em breve o histórico estádio deve ser vendido e demolido, dando lugar a empreendimento comercial.

Nenhum comentário: