terça-feira, setembro 20, 2011

"Tropa de Elite 2" é o candidato brasileiro ao Oscar 2012

20/09/2011 - 11h11

PAULA COSTA
Colaboração para o UOL, no Rio

O longa-metragem "Tropa de Elite 2" é o filme nacional indicado a concorrer a uma vaga na categoria de melhor filme estrangeiro no Oscar 2012. O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (20) pela Comissão Especial de Seleção da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, no Palácio Gustavo Capanema, no centro do Rio. Nesta pré-seleção, quinze filmes brasileiros estavam inscritos, entre eles "Assalto ao Banco Central", "Bruna Surfistinha", "Malu de Bicicleta" e "VIPS".

"Foi analisada a qualidade de todos os filmes. Mas “Tropa de Elite 2” teve mais vantagens técnicas”, justificou Ana Paula Dourado Santana, presidente da Associação Brasileira de Cinematografia. “A importância dessa indicação é para lançar o filme como produto de expressão cultural. ‘O Tropa de Elite 1’ é excepcional. Mas ele não funcionou lá fora. Vamos ver como a sequência será recebida”, comentou Ana Paula.

Para Nelson Hoineff, representante da Academia Brasileira de Cinema, o fato do filme abordar a corrupção teve peso significativo na escolha. “Esses 11 milhões de brasileiros (bilheteria de "Tropa") estão fartos de corrupção. Acho que por isso aconteceu essa sinergia do público. O brasileiro não aguenta mais, e o público se expressou por meio do ‘Tropa’”, argumentou.

Entre os internautas do UOL, "Tropa de Elite 2" também era o favorito para ser o representante brasileiro ao Oscar. Dentre os mais de 25 mil votos obtidos na enquete de UOL Cinema, 62% deles foram para o longa dirigido por José Padilha.

Nenhum comentário: