sábado, setembro 10, 2011

Vettel, brincando de colecionar poles

Ainda não tinham passado 10 minutos do treino classificatório em Monza quando tuitei: "Vettel desta vez não vai nem fazer suspense pra conseguir a pole..."

Não foi uma previsão complicada. Longe disso. A superioridade do alemão e de seu Reb Bull era nítida, clara, visível ali nas retas e curvas rápidas do Parco di Monza. E não deu outra.

O virtual bicampeão conquistou a 10ª pole em 14 corridas nesta temporada, a 25ª na carreira. Com isso, deixa para trás mitos como Piquet e Lauda e se isola na oitava colocação dessa estatística.

Monza viveu mais um dia ensolarado. Que, logo cedo, começou a viver o domínio da Red Bull.

No terceiro treino livre, deu dobradinha, com Vettel cravando 1min23s170, 0s364 sobre Webber. Massa foi o terceiro, seguido por Hamilton, Button, Rosberg, Schumacher, Alonso...

A sessão classificatória aconteceu com 29ºC no ar, 44ºC no asfalto.

No Q1, Vettel ainda deixou Hamilton brincar um pouco. O inglês fez 1min23s976, 0s026 melhor do que o alemão. Button foi o terceiro, com Alonso em quarto. Massa passou em sétimo. Bruno, em 13º, com Barrichello logo atrás.

Foram cortados Alguersuari, Trulli, Kovalainen, Glock, D'Ambrosio, Ricciardo e Liuzzi.

O Q2 viu a retomada da normalidade lá na frente e uma briga acirrada pelas últimas vaguinhas no top 10.

Vettel logo de cara fez 1min22s914, arrasando a concorrência. Button ficou em segundo, a 0s117. Depois, Hamilton, Rosberg, Alonso, Webber, Schumacher, Massa, Petrov e Bruno.

Sim, lá atrás, na última chance, o brasileiro da Renault arrancou 1min24s157 e conseguiu avançar. Histerias à parte, foi mais um belo trabalho do quase-novato. Que assim, de corrida em corrida, vai mostrando que merece um lugar na F-1.

Barrichello ficou em 13º e foi alijado do treino. Também dançaram Di Resta, Sutil, Maldonado, Pérez, Buemi e Kobayashi.

E veio o Q3.

Na primeira volta, Vettel já fez 1min22s613 e acabou com a brincadeira. Ou não. Porque, como se precisasse reafirmar sua superioridade, ele ainda melhorou o tempo na última volta, para 1min22s275.

Sem adversários, brincou de desafiar a si mesmo.

Hamilton larga em segundo, a 0s450. Button e Alonso formam a segunda fila. Na terceira, Webber e Massa. Petrov sai em sétimo, seguido por Schumacher. Rosberg é o nono. Bruno, que nem foi à pista no Q3, para poupar pneu, sai em décimo. Um erro dele e da Renault, na minha modesta opinião dava pra buscar coisa melhor.

Palpite para amanhã? Já dá para tuitar (e blogar) com quase 24 horas de antecedência. Vettel.

Escrito por Fábio Seixas às 10h12

Nenhum comentário: