terça-feira, outubro 25, 2011

Corpo de Gaddafi e do filho são enterrados em local secreto no deserto líbio

25/10/2011 - 09h43

Do UOL Notícias*
Em São Paulo

Os corpos do ex-ditador líbio Muammar Gaddafi e de seu filho Mutassim foram enterrados nesta terça-feira (25) em um local secreto no deserto, disse um membro do Conselho Nacional de Transição (CNT), pondo fim a uma contenda sobre os corpos em decomposição que ameaçava a estabilidade da Líbia.

O CNT causou perplexidade a muitos observadores externos por deixar os corpos de Gaddafi e de Mutassim expostos na câmara refrigerada de um mercado de Misrata, no litoral, até que a decomposição obrigasse as autoridades a fecharem as portas ao público na segunda-feira.

"Gaddafi e o filho dele, Mutassim, foram enterrados ao amanhecer em um local secreto com o respeito que lhes era devido. Divulgaremos mais detalhes posteriormente", disse um importante membro do governo interino à agência Reuters.

"Só duas pessoas de confiança foram destacadas para essa missão secreta. Não são guardas, e sim pessoas de muita confiança do CNT", disse Abdel Majid Melegta, porta-voz do CNT, por telefone à Reuters.

Sob pressão dos aliados ocidentais, o CNT prometeu na segunda-feira investigar a forma como Gaddafi e seu filho foram mortos. Gravações feitas com celulares mostram ambos vivos depois de serem capturados, na semana passada. O ex-líder líbio aparece sendo humilhado e agredido antes de ser baleado, embora funcionários do CNT tenham inicialmente dito que ele foi atingido em um tiroteio.

Ainda em Misrata, as últimas orações islâmicas diante dos dois corpos foram recitadas pelo clérigo pessoal de Gaddafi, Khaled Tantoush, que foi preso com ele. Em seguida, os cadáveres foram retirados do mercado, onde nos últimos dias os líbios fizeram fila para ver o ex-homem forte sobre um colchão, em uma paródia sombria do velório de um chefe de Estado.

Dois primos de Gaddafi -- presos no comboio em que o ex-dirigente tentava fugir de Sirte, na quinta-feira passada -- assistiram à cerimônia. Os corpos depois foram levados ao deserto.

Nenhum comentário: