domingo, março 10, 2013

Documentário conta a história do Napster, programa que mudou a internet

http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/1243909-documentario-conta-a-historia-do-napster-programa-que-mudou-a-internet.shtml

DE SÃO PAULO




Sean Parker, que foi interpretado por Justin Timberlake no filme "A Rede Social", de David Fincher, será destaque de outro longa: "Downloaded", documentário que estreia nesta semana no festival americano SXSW.
O filme, dirigido por Alex Winter, se foca na amizade entre dois adolescentes --Parker e Shawn Fanning-- que, juntos, criaram o Napster.
No auge de seu sucesso, o programa de downloads criado pela dupla era utilizado por mais de 50 milhões de pessoas no mundo. Sua vida, entretanto, foi curta: dois anos após seu auge, a empresa faliu depois de perder disputas judiciais contra músicos e gravadoras, em busca de seus direitos autorais.
Ainda que o Napster tenha desaparecido logo, o modo como as pessoas ouvem música e veem vídeos nunca mais foi o mesmo --já que inúmeros programas semelhantes passaram a pipocar na internet.
No longa, Winter mostra os depoimentos dos envolvidos no Napster, dos músicos e dos advogados que participaram das batalhas judiciais, entremeando entrevistas do tempo presente com cenas da década de 1990, quando Parker e Fanning ainda eram dois adolescentes.

Nenhum comentário: