quarta-feira, março 20, 2013

"Puxaram a nota para cima para não ser um desastre", diz ex-corretor

Cristiane Capuchinho
Do UOL, em São Paulo


Para o coordenador do Banco de Redações do UOL, Antonio Carlos Olivieri, os corretores do Enem 2012 (Exame Nacional do Ensino Médio) foram pouco rigorosos. Olivieri reavaliou cinco redações divulgadas na internet e, sem saber o resultado oficial, atribuiu notas inferiores a todos os textos. 
"Acho que eles puxaram as notas para cima para o resultado não ser um desastre total", comentou o ex-corretor do Enem e da Fuvest, vestibular que seleciona alunos para a USP (Universidade de São Paulo).
A redação que explica como é feito um macarrão instantâneo deveria receber nota 200, segundo o ex-corretor --foi avaliada em 560. Já o texto com o hino do Palmeiras recebeu 100 pontos de 1.000 possíveis na nova correção --a nota oficial foi 500. "Achei que deram notas acima daquelas merecidas", disse.
Ampliar


Confira 5 redações do Enem 2012 reavaliadas por um ex-corretor da Fuvest5 fotos

1 / 5
A redação que explica como é feito um macarrão instantâneo deveria receber nota 200, segundo o ex-corretor Antonio Carlos Olivieri --foi avaliada pelo Inep em 560. "O autor não cumpriu a proposta de redação. Redigiu um parágrafo introdutório mas, no segundo parágrafo, simplesmente transcreveu com suas palavras as informações dos textos motivadores; no terceiro, vem a receita de miojo, totalmente despropositada". O texto não pode ser considerado uma dissertação, afirma o coordenador do Banco de Redações do UOL Leia mais Reprodução

'Não era para zerar'

A inclusão de trechos que não têm relação com o tema da proposta não é, necessariamente, motivo para que o candidato tire zero na prova, afirma o ex-corretor. No entanto, o aluno será penalizado com um desconto de pontos por não ter um texto coerente.
"Em um caso desse, levamos para os coordenadores de avaliação e é debatido se a redação deve ser anulada", explica. "Mas se o aluno fez uma gozação, ele prejudicou, na verdade, o texto dele, que ficou sem núcleo e não terá boa pontuação."

Enem x Fuvest

Na comparação entre o trabalho como corretor para a Fuvest e para o Enem, Olivieri conta que percebe o vestibular estadual com critérios mais afinados por ter um número menor de textos a serem corrigidos. "O conjunto de textos é menor, o número de corretores também, e o público é mais homogêneo. Isso facilita a correção", considera.
No vestibular para a USP e para a Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo, apenas os estudantes que passam para a segunda fase fazem a redação. São selecionados para essa etapa cerca de 3 candidatos por vaga, na última prova foram convocados 31.182 vestibulandos. 
 Já no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), todos os candidatos fazem a redação. Na última edição, foram corrigidas 4.113.558 redações, das quais 1,82% estavam em branco e 1,76% obtiveram nota zero, segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais).
Ampliar


#AprendinoEnem: Confira algumas frases engraçadas que candidatos postaram no Twitter19 fotos

3 / 19
Após as provas de sábado (3) e domingo (4) do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2012, os estudantes fizeram graça no Twitter, postando frases relacionadas às questões do exame, e mostrando o que "aprenderam com isso" Leia mais Reprodução

http://educacao.uol.com.br/noticias/2013/03/20/puxaram-a-nota-para-cima-para-nao-ser-um-desastre-diz-ex-corretor.htm

Nenhum comentário: