sábado, março 09, 2013

Protestos após sentença de pena de morte contra torcedores deixam um morto no Egito

http://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2013/03/09/protestos-apos-anuncio-de-pena-capital-para-torcedores-deixa-um-morto-no-egito.htm

Do UOL, em São Paulo


  • AP Photo/Ahmed Gomaa
    Homem passa em frente a uma delegacia que foi incendiada após o anúncio das condenações
    Homem passa em frente a uma delegacia que foi incendiada após o anúncio das condenações
Um manifestante morreu neste sábado (9), no Cairo, durante enfrentamentos com a polícia nos arredores da praça Tahrir, logo após um tribunal confirmar sentenças de morte contra 21 torcedores de futebol que participaram de um tumulto no estádio de Port Said, na regiaõ de Suez, no ano passado.
A vítima, que não teve o nome divulgado, morreu asfixiada após inalar gás lacrimogêneo disparado pelas forças de segurança contra o protesto. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu. Os serviços de saúde da capital egípcia informaram que ao menos 65 pessoas ficaram feridas.
Além das condenações, os manifestantes também protestavam contra a absolvição de sete membros da polícia que estariam envolvidos na tragédia no estádio. 
No cairo, os torcedores incendiaram a sede da Federação Egípcia de Futebol e outros prédios públicos. 
Na cidade de Port Said, manifestantes tentaram interromper o fluxo no Canal de Suez, que liga o Mar Vermelho ao Mediterrâneo. Desde sexta-feira (8) o exército substituiu a polícia no centro da cidade para tentar conter possíveis protestos.
Testemunhas dizem que os manifestantes usaram botes e pequenos barcos para tentar obstruir a passagem de navios no canal. As autoridades informaram que o tráfego no local não foi prejudicado, e que cinco lanchas que tentavam atrapalham o fluxo foram apreendidas.

Relembre o caso

Uma briga entre torcedores de times da cidade de Port Said, no Egito, acabou em tragédia. O confronto entre os fãs dos rivais históricos Al-Masri e Al-Ahli, um dos principais clubes do país, resultou na morte de 74 pessoas, entre elas um policial, até a tarde desta quarta-feira, segundo o governo, via a TV estatal egípcia. São 188 feridos também.
O presidente da Fifa, Joseph Blatter, afirmou que esta quarta-feira é um "dia negro" para o futebol. "Estou atordoado e lamento muito saber que, nesta noite, um grande número de torcedores de futebol morreu em uma partida no Egito", comentou.
O prefeito de Port Said, El-Amiry, disse que as mortes foram causadas pelo tumulto e por sufocamentos. Um médico de um necrotério da cidade disse que alguns dos mortos eram agentes de segurança. O vice-ministro da Saúde, Hesham Sheiha, já decretou: "É o maior desastre da história do futebol do Egito".
(Com agências internacionais)
Ampliar

Crise no Egito100 fotos

1 / 100
7.mar.2013 - Policiais correm em direção a manifestantes opositores ao presidente egípcio Mohamed Mursi, na praça Tahrir, no Cairo (Egito), nesta quinta-feira (7), após suspensão das eleições no Egito Amr Abdallah/Reuters}

Nenhum comentário: